É difícil falar do antigo Tatuapé sem lembrar dos extensos vinhedos que se espraiavam pelas suas férteis terras. Podiam ser contadas nos dedos as casas que não possuíam pelo menos uma parreira de uvas em seus grandes quintais. E ao falar de vinhedos e de uvas, impossível esquecer de outro grande viticultor da região: Francisco Ziccardi.
Aqui chegando em príncipios do século passado, casou-se com Cecília Camardo, irmã de Antonio Camardo. Cecília estivera, junto com sua família, cumprindo um ano de contrato em cidade do interior. Era raro o imigrante que podia vir diretamente para a capital.
Ao chegar ao Tatuapé, antes de adquirir sua própria chácara, Ziccardi trabalhara 12 anos na propriedade da família Marengo, na qual conseguiu aprimorar as técnicas de enxertia. Após deixar o sítio dos Marengo, comprou uma gleba de 12.500 metros quadrados, entre as atuais ruas Antonio Camardo, Apucarana e Itapeti no alto Tatuapé.
Não demorou muito para que a chácara Monte Belo, esse o nome dado à propriedade, começasse a apresentar excelente resultado. Ziccardi passou a abastecer quitandas de bairros centrais e alguns hoteis da orla marítima. Suas uvas eram enviadas para a cidade de Santos, embaladas em cestos de bambu, confeccionados por artesões do bairro. Os embarques davam-se a partir da Estação do Norte, atual Estação Roosevelt, Brás.
Uma vez por mês Ziccardi se deslocava para o litoral para receber o pagamento resultante das vendas. Três geadas consecutivas jogaram por terra todo o trabalho realizado por Francisco Ziccardi e sua família. Desanimado, encetou novo caminho: transformou o antigo vinhedo em vacaria. A partir de então, angariou pequena clientela à qual fornecia seu produto. Mais tarde dar-se-ia nova mudança, agora para chácara de frutas e hortaliças.
Francisco Ziccardi e Cecília tiveram sete filhos: Angelina, que viveu apenas uns poucos meses, Nicola Antonio, João, Carmela, Adelina, Cristina e Ivo.
Nicola Antonio, carinhosamente conhecido por Tonico, faleceu em 24 de novembro de 1997. Desde tenra idade ajudou seu pai na labuta da chácara nas suas três fases. Exibia com orgulho sua carteira de cocheiro, pois naqueles idos tempos até para dirigir uma carroça era necessário autorização. Com sua carroça e seu cavalo se dirigia nas primeiras horas da madrugada ao depósito de lixo da Quarta Parada.
Tomava lugar na enorme fila formada pelos cocheiros e aguardava pacientemente sua vez de coletar o material. O lixo era levado para a chácara e com ele se adubava a terra. Tonico era um remanescente daqueles homens que conheceram o duro trabalho agrícola realizado nos sítios e chácaras do antigo Tatuapé.
Preparar e adubar a terra, escolher e plantar as sementes, irrigar e proteger os brotos, colher e embalar os produtos e levá-los ao mercado, eis aí, em poucas palavras, o intenso labor desses pioneiros do Tatuapé. Tonico, sem dúvida, foi um desses homens.
Embora solteiro, jamais foi um solitário, pois mantinha um rol de amizades com grande número de amigos e vizinhos. Extremamente religioso, participava da maior parte das atividades da Paróquia N. S. do Bom Parto. Em seus últimos anos de vida, coxeava de uma das pernas e em face disso usava um bastão. Muitas vezes era visto andando pelas ruas do alto Tatuapé, olhos perdidos nas nuvens, talvez relembrando dos bons tempos de outrora. Em sua rudeza e simplicidade morreu como um justo.
De todos os irmãos, apenas Cristina, viúva de Anselmo José Delgado, vive atualmente. Casara-se com ele em 5 de abril de 1948, enviuvando em 7 de agosto de 1960. O casal teve três filhas: Maria Cecília, Terezinha de Lourdes e Ana Maria. Das três, Terezinha de Lourdes é a única solteira. Maria Cecília casada com Manuel José Pontes, tem os filhos Gláucia e Aline.
Ana Maria, casada com David Senior, é mãe de Daniel. Cristina marcou indelevelmente sua passagem pela Vila Gomes Cardim, pois de 1938 a 1947 ministrou aulas às crianças do Educandário São Francisco de Assis. Como todas as coisas que fez em sua vida, também como professora Cristina exerceu a função com extrema dedicação e dignidade. Ficaram nas mentes e nos corações dos seus alunos as aulas e os maternais conselhos dados por ela.