Cachoeira dos Pretos
Um dos principais atrativos turísticos da cidade. Localizada a 18 km do centro, conta com uma queda d’água de 154 metros. É considerada a 2ª maior cachoeira do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. O local possui uma grande infraestrutura.
Há várias atividades de aventura, além da famosa Casa do Lobisomem. Está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) sendo linda para contemplação. Sua história é relacionada a uma família de origem portuguesa, Preto de Oliveira, que deu origem ao nome do bairro e da Cachoeira. As visitas em grupo ou excursões são realizadas mediante agendamento na Secretaria Municipal de Turismo.
Gigante Adormecido
Com 1.725 metros de altitude, localizado na divisa de São Paulo e Minas Gerais, é conhecido por Serra do Lopo.Também leva o nome de Gigante Adormecido por ter o formato de um “homem deitado”. Está a 12 km do centro de Joanópolis e seu acesso é por estrada de terra e trilha sinalizada.
Esta montanha oferece um dos mais belos mirantes naturais de onde podemos avistar do alto da Pedra do Cume em 360º a região Bragantina, sul de Minas Gerais e toda a Serra da Mantiqueira. É uma ótima opção para o alpinismo e trilhas, mas é aconselhável o acompanhamento de guias de turismo.
Igreja Matriz São João Batista
Onde se encontra a igreja foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista, o padroeiro da cidade, e mais tarde uma pequena capela. Sua construção teve início em 1910.
A igreja chama a atenção dos visitantes pela linda e histórica arquitetura externa e interna: de estilo neoclássico, com traços góticos e românticos, sua estrutura de forma basílica com nave larga, separada das laterais por fileiras de colunas e recinto abobadado, ressalta o corpo do templo onde fica o altar-mor.
Vista do alto ou em planta tem forma de cruz. A maioria das imagens é de origem espanhola, talhadas em madeira e datadas de 1925, com identificação do autor. Os altares são em pedras lavradas e as colunetas que enfeitam os mesmos são alabastros vindos da Toscana.
Represa Jaguari-Jacareí
Com 40 km de espelho d’água, a Represa Jaguari-Jacareí faz parte do Sistema Cantareira da Sabesp que é responsável por grande parte do abastecimento de água da Capital e Região Metropolitana de São Paulo. Em sua grande parte está situada no município de Joanópolis, que pelas estradas que ligam a cidade aos inúmeros acessos à represa, forma diversos mirantes naturais com belas paisagens.
Ao seu entorno existem muitas pousadas, restaurantes e marinas, que oferecem passeios de barcos e jet-ski, além de boa opção para hospedagem durante o ano inteiro. A represa é um local excelente para a prática de esportes aquáticos dos mais diversos, entre eles: Esqui Aquático, Wakeboard e Flyboard.
Cachoeira dos Pires
Localizada a 3,7 km do centro, no bairro dos Pires, é composta por diversas quedas e piscinas naturais com profundidades variadas, com trechos abertos ao sol e outros sombreados pela mata ao redor.
Cachoeira Escondida
Localizada a 10 km do centro, na estrada que dá acesso à Cachoeira dos Pretos há a sinalização para sua entrada. Encoberta pela mata ao redor há acesso às quedas d’água e piscina natural. Ideal para crianças por ter pouca profundidade.
O lugar é bem atraente e com grande quantidade de borboletas para contemplação. Como está localizada no interior de uma propriedade particular, os visitantes são recepcionados pelo proprietário que oferece infraestrutura local.
Cachoeira do Vale Encantado
Localizada na estrada que dá acesso à Cachoeira dos Pretos, cerca de 14 km do centro, sua entrada fica praticamente à beira da estrada. Com linda queda d’água que cai formando um lago, ideal para banho e contemplação da natureza.
Fica localizada em propriedade particular mas a visitação é aberta. Como não há infraestrutura local, cada visitante é responsável por recolher seu lixo e descartar em local adequado. Não é permitido retirar qualquer espécie natural: vegetal ou mineral.
Portal Turístico
O receptivo ao Turismo em nosso município. Localizado na entrada da cidade, na Rodovia José Augusto Freire, recebe visitantes e turistas. É o ponto de encontro dos motociclistas, ciclistas e parada obrigatória dos grupos de excursionistas que visitam o município, principalmente a Cachoeira dos Pretos.
Aberto de segunda a segunda das 8h às 17h. Lá se encontra o mascote da cidade, o Museu Casa Caipira, as lojas de souvenirs e conveniência, além de todo material de divulgação, informações de pontos turísticos, alimentação e hospedagem que a cidade oferece. O local proporciona uma vista maravilhosa do Gigante Adormecido e é muito visitado para contemplação do pôr do sol.
Saiba mais!
A Central de Informações Turísticas está à disposição no Portal Turístico, logo na entrada da cidade, através do telefone (11) 4888-9204 ou por
e-mail: turismo@joanopolis.sp.gov.br e acesse www.joanopolis.sp.gov.br e também pelas redes sociais: Instagram ou Facebook.