Aos poucos as informações sobre as novas linhas que deverão compor a rede do Metrô começam a ser divulgadas. Entretanto, questões relacionadas ao traçado exato das linhas e principalmente quanto aos locais a serem desapropriados, ainda estão à espera de respostas.
Na semana passada, a Companhia do Metropolitano (Metrô) divulgou no site do Governo do Estado (www.saopaulo.sp.gov.br) infográfico com as novas linhas a serem entregues e também as que estão na fase de finalização ou aprovação de seus projetos.
LINHA 6-LARANJA
A grande novidade foi a divulgação da Linha 6-Laranja. Orçada em 8,1 bilhões e à espera da aprovação da apresentação do modelo final de estudos e modelagem ao Conselho Gestor de PPP’s (Parceria-Público-Privada), a linha, com 34,1 km e 33 estações, segue da Brasilândia, na Zona Norte, em direção ao Jardim Marília, na Zona Leste.
Entre as estações apresentadas no mapa estão: Higienópolis-Mackenzie, 14 BIS, Bela Vista e São Joaquim, no seu primeiro trecho, e depois, no segundo, composto por 13 estações, Aclimação, Henry-Ford-Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Jardim Marília-Cidade Líder.
RAMAL ANÁLIA FRANCO
Diante deste novo projeto, caso a Linha 6-Laranja saia do papel, a estação Anália Franco, que ainda não teve divulgado o local exato para sua construção, fará a interligação entre as linhas 6-Laranja e 15-Branca. Para a região, isso significa um fluxo maior de usuários e de possibilidades de deslocamento.
Isso porque o projeto da Linha 15-Branca, com 13,5 km e 12 estações, ligará as regiões da Vila Prudente e Dutra através das estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira e Paulo Freire.
O orçamento previsto desta linha é de R$ 8,1 bilhões e os projetos básico e civil estão na fase final de execução. As primeiras divulgações quanto ao traçado devem ser divulgadas no fim deste ano e as obras devem ser iniciadas em 2013, de acordo com informações da assessoria de imprensa do Metrô.
Ambas as linhas serão de metrô convencional e também está prevista a interligação da Linha 15-Branca com a Linha 3-Vermelha, na estação Penha.
EM ANDAMENTO
Pelo novo projeto apresentado, a Linha 15-Branca será uma extensão da Linha 2-Verde a partir da estação Vila Prudente. Esta última, por sinal, também servirá de interligação para o ramal em monotrilho, já em construção em direção à Cidade Tiradentes.
Outra novidade é que, no futuro, a Linha 2-Verde fará integração com a Linha 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a Linha 18-Bronze na estação Tamanduateí, segundo confirmou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos a esta Gazeta.
Uma pena as estações não serem subterrâneas como em países evoluídos, afinal, o político tem que mostrar a obra faraônica que ocupa espaço, incomoda moradores e degrada as redondezas com usuários de drogas e pequenos furtos.
Que bhosta, até hohe maior parte daí não é real e ainda por cima o ministro presidiário junto com o Calcinha Apertada limaram a linha 18 Bronze pra colocar um lixo de BRT no lugar.
A promessa construção de linhas do metro tem servido somente para gerar especulação imobiliária, sem falar de ser instrumento de campanha de alguns políticos oportunistas… ou seja, só servem para corretores e políticos oportunistas. Se realmente for sério esse projeto noticiado pelo metro, será algo para as futuras gerações.. certamente demorará mais que a construção das pirâmides do Egito…
verdade meu caro. concordo plenamente.
Há alguns anos a área das estações Vila Formosa e Anália Franco entre outras já estão desapropriadas e ainda dizem que ainda não sabem o local exato das estações?!
A maior piada!!!!!!!!!!!!!!!!! Nosso metrô já deveria ter uns 400km, mas não chegamos nem em 100, portanto esta informação talvez seja verdadeira daqui uns 50 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estamos em 2020 e só a linha Verde está completa.
Mentira eleitoreira.
Apenas na eleição mostram estação.
E o povo ó….
Linha 15 branca? Vão mudar o nome do monotrilho linha 15 prata? 🤣🤣🤣🤣
Vcs. Falam de desapropriação ocorre que da vila prudente em diante já está totalmente desapropriada e o mato come solto juntamente com os pernilongos.
Será que vamos ficar muito tempo nessa situação?
Os políticos deviam chamar engenheiros do Japão e Alemanha, fazer de verdade ser cumprido prazos e empresas q fazem a obra, ser rápidos e honestos, um sonho sem realidade.
Estes projetos Linha Branca e Laranja serao ainda para o seculo 21? Ou nossos Politicos bons e eficientes que sao, os deixarao para ser finalizados no Seculo 22, com um pouquinho de sorte, logico.:
Porque um mapa tão importante e oriundo da maior autoridade, de acordo com a nota, foi publicado por vcs tão pequeno que quase não dá para entender ? Custava ter colocado em resolução suficiente para podermos visualizar perfeitamente e ler corretamente, ou no mínimo o link do site do metrô !