Na última sexta-feira, dia 26, o prefeito Fernando Haddad realizou a última visita técnica à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Itaquera, na Avenida Miguel Inácio Curi, 44, antes da inauguração do prédio. Trata-se da terceira aberta em parceria com o governo federal.
Durante a abertura, o ex-jogador e ídolo do Corinthians, Sócrates Sampaio de Souza Vieira de Oliveira ou “Dr. Sócrates” foi homenageado de duas maneiras: primeiro com um grafite na entrada do local e segundo com o nome da unidade que passa a se chamar “26 de Agosto”, dia do primeiro gol de Sócrates pelo Corinthians, contra a Ferroviária de Araraquara.
Haddad conheceu as dependências da unidade ao lado do secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha; e do deputado federal Andres Sanches, ex-presidente do Corinthians. Após ter contato com os aparelhos hospitalares e verificar a quantidade de leitos que a UPA irá oferecer, o prefeito relatou que a unidade pode ser considerada um mini-hospital, com equipamentos similares aos de UTIs.
EQUIPE
A UPA é implantada em locais estratégicos para a atenção às urgências, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana. A unidade é constituída por equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com seu porte e as necessidades assistenciais da região.
A estrutura tem como objetivo garantir retaguarda às urgências atendidas pela Rede de Atenção Básica e também como local de estabilização de pacientes atendidos pelo Samu 192.
EMERGÊNCIA
O equipamento tem estrutura de complexidade intermediária entre a UBS e o serviço de emergência hospitalar. Com a construção, a Prefeitura pretende, ainda, ampliar o acesso à Saúde, aperfeiçoar a qualidade do serviço, reduzir as desigualdades regionais e o tempo de espera, além de fortalecer a atenção integral das ações de saúde.
SUPERLOTAÇÃO
Com a abertura da unidade, existe a possibilidade de que haja a diminuição na superlotação de hospitais como o Planalto (Waldomiro de Paula), Santa Marcelina, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Cidade Tiradentes e Tatuapé. Isso porque muitos pacientes deixam de procurar os AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para ir direto ao hospital, e acabam enfrentando esperas de até 12 horas para conseguir atendimento.
ALERTAS
O entorno da construção continua degradado, com a presença de usuários de drogas, entulho e lixo espalhados pelas calçadas, carros abandonados e pontos de prostituição. O terreno pertencente ao Metrô, que fica ao lado da UPA, está esquecido e foi transformado em depósito de todos os tipos de objetos e materiais, além de servir como abrigo aos viciados, vendedores de entorpecentes e local de programas sexuais. A Gazeta da Zona Leste já publicou diversos alertas sobre as condições do local, mas a Secretaria das Subprefeituras não atendeu à demanda de problemas. As outras secretarias responsáveis, além da Companhia do Metropolitano, não se mobilizaram.
Sandra falta de limpeza pecimo atendimento não tem organização no local
Mau organização de atendimento a senha trava e vc fica mais de 12 horas. UPA 24horas de Itaquera