• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
domingo, 15 de junho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home História do Tatuapé Famílias

A família Camardo

13/03/2012
emFamílias
Reading Time: 2 mins read
0
A família Camardo
33
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

A família Camardo – Em 6 de novembro de 1875, inaugurava-se o trecho do Brás a Mogi das Cruzes da ferrovia que ligaria o Rio a São Paulo. Ainda passariam dez anos para ser ultimado o ramal ligando o bairro do Brás à Penha. Só a partir de então, e com a construção de seis estações, Brás, Mooca, Belém, 4ª Parada, 5ª Parada e 6ª Parada do Tatuapé começaria a emergir de seu habitual letargo. Mais tarde, em 1901, surgia a primeira linha de bondes elétricos privilegiando a Zona Leste.

Essa linha ligava o antigo Largo do Tesouro à Penha. No entanto, não obstante esses dois grandes avanços, o Tatuapé continuava a ser uma região de sítios, chácaras, pomares e vacarias. Produzia enorme quantidade de frutas, hortaliças, flores e leite. Uma parte de sua produção era transportada para o velho mercado da Rua 25 de Março, outra distribuída em quitandas de outros bairros ou vendida por ambulantes de porta em porta.

VejaTambém

A família Marengo e a tradição no cultivo da uva

Francisco Ziccardi

A família Frassi

A família Azevedo Soares e o Tatuapé

PUBLICIDADE

É importante salientar que o transporte era feito por carroças tracionadas por muares ou pelas barcaças do Rio Tietê. Só bem mais tarde, por ocasião da entrega do prédio do novo mercado, o atual da Rua Senador Queiroz, isso em 1933, os meios de transporte começaram a sofrer drástica mudança. Lentamente os caminhões iniciavam a sua ascenção. Mas até chegada dessa época, o que predominou foi mesmo o transporte de tração animal.

Este era o cenário do Tatuapé e região em 1896, quando o imigrante italiano, Antonio Camardo e sua esposa, Vitória de Chiro Camardo, resolveram tentar a sorte no Brasil. Como de praxe e de acordo com normas contratuais vigentes, inicialmente o casal teve de cumprir um ano de trabalho em fazenda no interior do Estado, nesse caso em Itatiba. Vencida essa etapa, o casal viajou para a capital, mais especificamente para o Tatuapé.

Observador arguto e hábil homem de negócios, Camardo logo notou ser uma das primordiais necessidades de sitiantes e chacareiros a negociação de animais de tração, gado leiteiro, porcos, além de materiais e equipamentos correspondentes: celas, arreios, rédeas e couros, além de produtos de laticínios. Deu-se bem, pois a carência dos itens citados era incontestável. Começou a trazê-los de Minas Gerais.

Quando os fazendeiros daquele Estado viajavam para São Paulo, Camardo os recepcionava em sua bela residência no Largo N. S. do Bom Parto. Sabedor das dificuldades que esses homens encontravam ao chegar à capital paulista, Camardo dispunha-se a acompanhá-los a diversos locais, dando-lhes o suporte necessário para resolverem seus problemas. Essa forma de agir, mais e mais facilitava futuros negócios, aumentando sobremaneira suas perspectivas.

Antonio e Vitória tiveram sete filhos: Ângelo, Maria, Carmela, Cristina, João e Nicola. Camardo normalmente aplicava o dinheiro ganho com seus negócios na compra de terras da região. Essa sua peculiar maneira de agir fez dele um dos maiores proprietários do Tatuapé. A tendência demonstrada por ele na aquisição de terras não foi seguida por nenhum dos seus filhos. Após a morte do casal, as terras foram sendo retalhadas e vendidas. Hoje, pouco resta do antigo patrimônio deixado por ele.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4095 Compartilhamentos
    Compartilhar 3104 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    510 Compartilhamentos
    Compartilhar 204 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    283 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.