Se você é estudante, a marca que defende é você mesmo e seus clientes são os professores; se você tem uma carreira, a marca que defende é seu nome e seu cliente é seu empregador; se você é um profissional liberal, a marca que defende também é seu nome e seus clientes são todos aqueles para os quais já prestou serviços; se você é comerciante ou empresário, a marca que defende é a da sua empresa, produto ou empreendimento e seus clientes são todos aqueles para os quais você já forneceu. Marca é narrativa, experiência e, ao longo de uma trajetória, as experiências que você proporciona aos seus “clientes” é que formam sua “reputação”, independente do ponto de vista em que você se encontra.
É simples: para se tornar conhecido e reputado, você necessita ter um phocus claro, ou seja, saber aonde quer chegar; precisa adotar um posicionamento, um jeito único para se diferenciar no mercado; oferecer soluções como produto; se promover com equilíbrio; definir seu “ring”, que poderíamos chamar de place ou PDV, e nada mais é do que o local efetivo onde acontecem as entregas, as experiências; definir uma política de preço sempre proporcional aos valores reconhecidos; cuidar e preparar seu pessoal para que entendam com clareza a sua “marca”; saber se relacionar bem com seus providers ou fornecedores; manter com seus clientes um relacionamento contínuo, post-place ou pós-venda e blindar sua reputação com uma estratégia de proteção, adotando causas e ideais maiores, que gerem admiração ou inspire pessoas.
Estes são os fatores que deveremos harmonizar para atingir o sucesso de uma marca. Eles compõem os 10 primeiros P’s de marketing e são os fatores que conseguimos verdadeiramente controlar. Em uma consultoria, utilizamos esta caixa de ferramentas chamada marketing para a construção de uma experiência irrepreensível e que, com competência, dá como resultado uma “marca” inesquecível que pode ser você!