A grande maioria das profissões foi prejudicada por conta da crise pandêmica. No entanto, aquelas que envolvem o mundo digital acabaram crescendo muito no último ano, pois vários aspectos da nossa vida passaram a ser intermediados pela internet. Uma delas, o Marketing Digital, foi ainda mais beneficiada com a situação, pois todas as empresas precisaram apelar para o mundo online na tentativa de sobreviver.
Basicamente, o profissional do Marketing Digital é o responsável pelo sucesso das empresas na internet. Se engana quem pensa que basta aplicar os conceitos do marketing “tradicional” nos meios online: existem várias particularidades da internet que podem ajudar ou prejudicar o desempenho de qualquer companhia, como o engajamento do público, fazendo com que os conhecimentos da área se tornassem fundamentais durante a crise. Por tudo isso, a função é considerada uma das mais promissoras para o futuro pós-pandemia, o que já gera um aumento na procura por cursos e especializações no assunto.
As oportunidades de crescimento para os profissionais do ramo não ficam restritas ao Brasil. Afinal, o trabalho é praticamente todo feito online e raramente exige a presença física. Ou seja, o cenário perfeito para o home-office. Além disso, nem mesmo a linguagem é um problema tão grande para os marketeiros digitais brasileiros que querem se aventurar em empresas estrangeiras, pois a maioria das ferramentas e dos meios utilizados tem suas linguagens próprias e universais, como as redes sociais e os mecanismos de pesquisa.
Até mesmo a procura por emprego é diferenciada e totalmente adaptada ao universo online: em vez das tradicionais entregas de currículo e entrevistas, muitos profissionais brasileiros da área conseguem trabalhos através de plataformas que conectam os trabalhadores qualificados e as empresas que precisam dos serviços. Além das posições fixas em empresas e dos trabalhos autônomos, ainda existem companhias estrangeiras que oferecem programas de estágio internacionais e online para estudantes do ramo, o que se apresenta como uma oportunidade de adquirir experiência em empresas estrangeiras.
O contrário também acontece. O crescimento do comércio online brasileiro e o aumento da presença digital de grandes empresas foram tão grandes que o país vem atraindo a atenção de profissionais de fora. Devido ao contexto nacional, as empresas brasileiras são uma oportunidade para que os profissionais jovens e qualificados do exterior consigam experiência no mercado de trabalho internacional e se valorizem em seus próprios países.
Recentemente, mesmo com a pandemia, profissionais de marketing de outros países que desejam trabalhar no Brasil têm feito buscas online sobre as oportunidades por aqui, indicando que este é um dos segmentos mais promissores do país e que a procura por profissionais tende a crescer consideravelmente.
Se você pretende entrar na tendência e adquirir os conhecimentos para essa nova e promissora profissão, não é tarde para se especializar. O próprio Google tem uma plataforma de cursos online e gratuitos para que qualquer um possa conhecer os fundamentos básicos do Marketing Digital.