Enquanto o projeto do corredor de ônibus da Avenida Radial Leste não sai do papel, a CET, na tentativa de minimizar o impacto gerado entre ônibus e carros de passeio, implantou a faixa exclusiva de ônibus entre as estações Tatuapé e Belém do Metrô, na pista da direita, no sentido centro.
Este era o único trecho sem a restrição, que passa a valer de segunda a sexta, das 6 às 9 horas. A reportagem deste semanário esteve no local na quinta-feira, por volta das 8h20, e verificou que não há como os veículos não cruzarem ou passarem pela faixa exclusiva na altura do Viaduto Pires do Rio.
Isso porque neste trecho ficam as saídas e entradas dos acessos para a Avenida Salim Farah Maluf, tanto para quem vem da referida ligação em direção ao centro como para quem está na Avenida Radial Leste e deseja acessar a Avenida Salim Farah Maluf, tanto no sentido Marginal Tietê quanto Vila Prudente.
Diante destas observações, a reportagem encaminhou a seguinte pergunta para a assessoria de imprensa da CET: neste trecho especificamente os motoristas estarão isentos de multas? Até o fechamento desta edição, sexta-feira, nenhuma resposta foi encaminhada à redação.
MUDANÇAS NO VIÁRIO
De acordo com informações obtidas no site da CET, intervenções no sistema viário foram necessárias devido à implantação da faixa exclusiva à direita na Avenida Alcântara Machado: fechamento do acesso da Avenida Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente, para a Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), sentido centro, de segunda à sexta-feira, entre 6 e 9 horas; e implantação de duplo sentido de circulação na Rua Herval, entre a Rua Engenheiro Saturnino de Brito e a Rua Engenheiro Reinaldo Cajado, durante o funcionamento da faixa exclusiva para ônibus, com acompanhamento operacional pelos agentes de trânsito.
DESVIOS
Devido ao fechamento diário do acesso à Avenida Alcântara Machado, os motoristas que trafegam pela Avenida Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente, com destino ao centro, Zona Sul ou Oeste, deverão seguir pela Rua Engenheiro Saturnino de Brito, acessar a Rua Herval, virar à direita na Rua Siqueira Bueno, novamente à direita na Rua Júlio de Castilho, acessando o Viaduto Guadalajara; entrar à direita na Rua Padre Adelino, novamente à direita na Rua Doutor Fomm e, finalmente, à esquerda na Avenida Alcântara Machado, retornando ao caminho original.
Os veículos que trafegam pelas ruas Melo Peixoto e Catiguá, que já funcionam em mão única de circulação das 6 às 9 horas, deverão acessar a Rua Toledo Barbosa, virar à direita na Rua Álvaro Ramos, à esquerda na Rua Herval e seguir a rota descrita acima.