O Poupatempo Itaquera completou 14 anos de atividades. Desde a sua inauguração, em 18 de novembro de 2000, a unidade soma mais de 47,7 milhões atendimentos. Em 2013, o posto conquistou 99% de aprovação dos usuários, segundo pesquisa de satisfação realizada pelo instituto Vox Populi.
Neste ano, os atendimentos têm girado em torno de 11,7 mil por dia, sendo cerca de 260,5 mil assessorias por mês. De acordo com a sua administração, o órgão mais procurado é o Instituto de Identificação (IIRGD), responsável por aproximadamente 6,6 milhões serviços prestados, sendo mais de 5,1 milhões para Carteiras de Identidade (RG) e 1,4 milhão ao Atestado de Antecedentes Criminais.
Em seguida estão os serviços do Detran-SP, que já prestaram na unidade de Itaquera mais de 4,4 milhões de atendimentos, sendo 2 milhões deles voltados ao Licenciamento de Veículos e 1,8 milhão à emissão de Carteiras de Habilitação.
ESCREVE CARTA
Localizado na Avenida do Contorno, 60, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô, o horário de atendimento do Poupatempo Itaquera segue de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.
A unidade também conta com o “Programa Escreve Cartas”, que foi inspirado no filme “Central do Brasil” e na personagem “Dora”, de Fernanda Montenegro, que trabalha redigindo cartas para as pessoas que não sabem ler nem escrever.
Atualmente com 182 voluntários, o programa tem ajudado não apenas as pessoas com dificuldades para escrever, mas também aquelas que não conseguem preencher formulários, ordenar as ideias de uma carta no papel, e até mesmo quem não sabe ler e leva suas correspondências ao posto para ter ciência de seus conteúdos.
O atendimento ocorre entre 7 e 19 horas, de segunda a sexta, e aos sábados, das 7 às 13 horas. Ele também é estendido a leituras de textos para as pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência visual. Os interessados levam o material a ser lido e muitos até estudam desta maneira. O atendimento é agendado pelo telefone 3456-7090.