A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), inaugurou na terça-feira, dia 4, uma unidade da Escola Estufa Lucy Montouro no Parque Esportivo do Trabalhador (PET) Anália Franco. A iniciativa segue a meta do governo municipal de inaugurar, até fim da atual gestão, uma unidade estufa vinculada a cada uma das 31 Subprefeituras.
“Logo de imediato pensamos no Parque Anália Franco. Tem infraestrutura, espaço e tornará visível o programa escola estufa. Isso porque o PET recebe 120 mil visitas por mês e a estufa pode ser vista logo após a entrada do parque”, avaliou o subprefeito de Aricanduva/Formosa/Carrão, Jorge Augusto Leme, que esteve presente no evento junto com o secretário-adjunto de Participação e Parceria, Antonio Carlos Gimenez, e de Carlos Bório, da Conpares.
Opinião compartilhada pelo engenheiro agrônomo Luciano Bucceroni, responsável pela instalação da estufa no PET. “Além de oferecer todas as condições necessárias para a sua viabilização, no parque já acontece outro projeto, o Hortas Urbanas. Através dele doamos sementes e ferramentas às escolas e outras unidades interessadas em cultivar uma horta em suas dependências ou aprender mais sobre o assunto”, explicou.
E foi o que aconteceu na Emei Maria Laura de Souza Campo, no Tatuapé. A direção entrou em contato com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e buscou todas as informações necessárias para viabilizar um minhocário e uma horta. “O Bucceroni nos deu todo o suporte e conhecimento necessários para o desenvolvimento dos projetos. As crianças adoram e já notamos os primeiros resultados quanto à conscientização ambiental”, contou à reportagem a coordenadora pedagógica Aline Costa Simões.
Ela aproveitou para convidar a comunidade para visitar a escola e saber mais sobre o projeto “Cuidando de si, do outro e do Ambiente”, no próximo dia 18, das 9 às 17 horas. A Emei fica na Rua Mororó, 419, Vila Antonina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2295-3938.
SOBRE A ESCOLA ESTUFA
Para compor o paisagismo em torno da estufa, o agrônomo Bucceroni plantou gazânia, margarida, borboleta azul, agaves, costela-de-adão e alamanda. Todas as mudas vieram do Viveiro Municipal Manequinho Lopes, que fica no Ibirapuera. Na parte interna, os canteiros são separados para que as pessoas aprendam a cultivar ervas, plantas medicinais, hortaliças e verduras.
O programa Escola Estufa Lucy Montoro tem por objetivo ser um espaço de vivência, educação, exercício e organização para disseminar o cuidado com o meio ambiente e o espírito comunitário, difundindo a horticultura, produção de mudas de árvores nativas, espécies para paisagismo e atividades agrícolas.
A nova unidade já está com as inscrições abertas para o curso “Frutos da Terra: Por uma cidade sustentável”, com duração de três meses. A proposta é possibilitar aos participantes um aumento de renda e melhorar a alimentação através do cultivo de hortaliças e outras plantas.
Mais informações, inclusive sobre como participar, podem ser obtidas pelos telefones 3113-9629 e 3113-9683.