Vazamentos, trepidações, enchentes, rachaduras e trânsito caótico estão entre os problemas
As obras da Estação Anália Franco do Metrô seguem em ritmo acelerado, mas nem tudo está sendo fácil para os moradores do entorno; pelo contrário.
Com a passagem do “Tatuzão” pela Vila Invernada desde o início do mês de agosto, foi necessária a remoção de moradores de vários imóveis da região, que foram alocados em hotéis e, os mais idosos, em casas de repouso. Segundo o Metrô, a remoção é preventiva e temporária devido a desafios geológicos e pelas características do solo na área. Um dos grupos que precisou sair de casa no último dia 9, e deveria voltar hoje, domingo, dia 18, ainda não recebeu nenhuma informação a respeito do retorno.
VAZAMENTO
Na última quinta-feira, dia 15, moradores da esquina das ruas Soldado Ocimar Guimarães da Silva e Engenheiro Cestari ficaram assustados com a grande quantidade de uma lama densa que começou a borbulhar do solo e atingiu algumas casas. Segundo uma das vizinhas, que não quis se identificar, o líquido chegou a atingir o segundo pavimento de um dos imóveis.
Em nota, o Metrô informou que “na manhã desta quinta-feira, a espuma líquida utilizada pela tuneladora das obras da Linha 2-Verde, extravasou pelo solo da rua Soldado Ocimar Guimarães da Silva e em um imóvel nesta via. O líquido não oferece perigo e o imóvel já havia sido desocupado temporariamente, de forma antecipada, dentro do plano de mitigação dos impactos da passagem da tuneladora, que garante a segurança de todos. O monitoramento imediato dos trabalhos também atestou a estabilidade do solo, enquanto a via já foi limpa e liberada ao tráfego”.
REUNIÕES
Os moradores informam ainda que apesar das reuniões que são feitas rotineiramente com os engenheiros do Metrô, os problemas têm se avolumado com o passar do tempo. Mesmo sabendo que a estação já está ficando pronta, conforme mostram as imagens enviadas por eles. Uma das moradoras disse que sentiu uma grande vibração em sua casa na madrugada da sexta-feira, dia 16, quando nossa equipe de reportagem esteve no local.