O mês de abril começou com muito lixo e mato alto nas praças Nicola Antonio Camardo e José Luiz, ambas no Tatuapé, na área sob responsabilidade da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão.
No início da semana, as condições de limpeza eram mais precárias na Praça Nicola Camardo, situada entre as ruas Antonio de Barros e Henrique Dumont. Frequentada pelos tatuapeenses que utilizam o comércio e a rede bancária da região, a área verde começou a semana coberta de embalagens descartáveis e lixo de todo tipo.
LIMPEZA
A situação da praça só veio a melhorar no fim da semana. Após questionada pela reportagem sobre a conservação das áreas verdes, a Subprefeitura Aricanduva informou que havia programado a limpeza para a quinta-feira, dia 5. Situação semelhante viveu a Praça José Luiz, onde o mato cresceu livremente ajudado pelas águas de março. A limpeza ocorreu na quarta-feira, dia 4, também depois de a Subrefeitura ter sido questionada pela reportagem.
Em relação ao lixo espalhado em ambas as áreas verdes, a administração municipal afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que para estes serviços surtirem efeito é necessária “a colaboração da população, não depositando lixo e entulho nos locais para que, desta forma, este tipo de material não deixe os espaços públicos sujos e que não atrapalhe o sistema de drenagem da cidade”.
PRAÇA MAURO BROCO
Já no bairro vizinho Jardim Têxtil, moradores questionaram a poda do mato e a falta de equipamentos, como bancos e brinquedos, na Praça Mauro Broco, localizada entre as ruas Bailique e Angoera.
“Há uma grande demanda de moradores por lazer nesta praça. Hoje passeamos com o ‘pé atrás’, pois somos escondidos pelo mato. Além disso não há sequer um banco para sentar”, reclamou Mara Garcia, moradora da região. Segundo a assessoria de imprensa da subprefeitura local, as equipes de serviços da Prefeitura terminaram o corte da grama no dia 30 de março.
SECRETARIA DO VERDE
Sobre a falta de equipamentos de lazer na praça, a subprefeitura informou que, em praças superiores a 5 mil metros quadrados, caso da Mauro Broco, a responsabilidade pelo mobiliário é da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, mais especificamente do Departamento de Parques e Áreas Verdes. “A subprefeitura realiza apenas serviços de conservação e pequenas manutenções”, informou. A assessoria de imprensa também informou que as solicitações de equipamentos serão encaminhados para a secretaria competente.
A população pode colaborar nas ações de zeladoria da cidade registrando suas reclamações pelo telefone 156, pela Internet (sac.prefeitura.sp.gov.br) ou nas Praças de Atendimento das subprefeituras.