No último dia 1º de março, moradores do Jardim Têxtil organizaram uma carreata em protesto contra as ações do Metrô na região. Segundo eles, para a construção de um pátio de trens existe a possibilidade de que a empreiteira contratada retire 375 árvores de uma área verde que compõe o “Complexo Rapadura”, com o parque linear, Praça Mauro Broco e o córrego Rapadura. Após o movimento, os manifestantes se reuniram no espaço ameaçado para reafirmar a reivindicação.
PROTESTO SURTIU EFEITO
De acordo com Cleusa Maria Sancho Spinola, o protesto surtiu o efeito desejado. “Passamos diversas vezes em frente ao escritório do Metrô, na Avenida Doutor Eduardo Cotching, chamando atenção para a nossa indignação e atraindo mais moradores para a causa”, informou.
DEMOLIÇÃO DE CASAS
A preocupação de quem vive no local não está relacionada apenas à proteção da área verde, mas também à possibilidade de que casas sejam demolidas por estarem no traçado das obras.
CAMPOS DE FUTEBOL
A área de interesse do Metrô possui dois campos de futebol, quadra de vôlei, pista de caminhada, milhares de árvores, dezenas de espécies de pássaros, lazer para crianças e um córrego.
ÁRVORES E AVES
Segundo dossiê organizado por moradores, entre as árvores existentes no local estão: aroeira-salsa, eucalipto, figueira benjamim, ipê-de-el-salvador, jacarandá-mimoso, jerivá, pau-ferro, romãzeira e sibipiruna, entre outras. Quanto a fauna é composta por aves como: o periquito-rico, maracanã-pequena, periquitão maracanã, anu-branco, anu-preto, joão-de-barro, ferreirinho-relógio, guaracava-debarriga-amarela, sabiá-laranjeira, sanhaço-do-coqueiro e cambacica.
DESVIO DE CÓRREGO
O documento aponta, ainda, para o interesse do Metrô de querer desviar o córrego Rapadura ao longo da Rua Antonio Carlos Martin, sob o risco de provocar a morte de várias espécies.
PREOCUPAÇÃO
Também conforme o material, existe a preocupação com a intensa movimentação de caminhões, removendo milhares de toneladas de terra e trazendo muitos anéis de túneis durante os anos que vai durar a obra.
CAMINHÕES PESADOS
Os moradores apontam, ainda, que em frente ao portões do Metrô nas ruas Bailique, Acaju e Zodíaco são esperados, durante dois anos, milhares de caminhões pesados e perigosos, com peças gigantes ou lotados de terra da escavação.
Acredito que o jornal deveria apresentar uma reportagem onde relata não só o dossiê dos moradores, mas também o Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e as condicionantes da licença emitida pela CETESB ao Metrô SP. Sem está avaliação não é possível tomar parte na discussão de quem está certo ou errado nesta confusão.
Infelizmente, as autoridades fazem vistas grossas aos prejuízos que causam com obras dessa magnitude! Se não houvesse opção para a construção desse canteiro de obras… mas existe opção, há poucos metros do parque e de todos os benefícios que ele proporciona para a região!
Caso a área não seja usada, a Prefeitura devia preparar o espaço para visita de escolas do bairro/ecologia.
Consertando e limpando o Córrego Rapadura e dando segurança a todos com proteção das laterais do Córrego.
Seria ótimo para as futuras gerações conhecerem a Natureza, porém limpa.
Pensem nisto.
Todos ganhariam.
E também benfeitorias na Praça Mauro Broco superior.Com trilhas e aparelhos para idosos e crianças.
Já sugerimos uma outra opção, a Fábrica desativada há anos, local para toda a obra.. Enquanto o mundo se preocupa com o Aquecimento Global, com o Meio Ambiente, Absurdo a falta de respeito e de bom senso por parte do Metrô.
Video Manifestacao ocorrida em 1/Março 2021
Centenas de pessoas e pelo menos 50 carros se dirigiram ao escritório do Metrô linha verde
para reinvindicar a suspensão do corte das árvores.
A PMSP (que apoiou a causa através do seu segundo sargento) e CET deram apoio operacional,
já o Metrô fechou seu escritório com correntes e não negociou.
https://www.youtube.com/watch?v=sQKmSquGyhg&t=0s