Depois de passar pelo recapeamento e pintura de faixas de sinalização, as avenidas Líder e Itaquera agora passam por outro problema: o de veículos estacionados de maneira irregular em alguns pontos da faixa exclusiva de ônibus. De acordo com alguns moradores, por serem vias de grande movimento e de terem diversos tipos de comércios, muitos motoristas deixam seus carros na frente das empresas para efetuar uma compra ou fechar um negócio. O fato também está relacionado à falta de vagas de estacionamento na porta de algumas lojas.
VENDAS
A nova realidade obrigará os empresários a se readaptarem em seus hábitos. Algumas concessionárias que têm seus pátios tomados por carros, por exemplo, costumam usar o meio fio como uma extensão de seus estacionamentos e também aproveitam para divulgar suas melhores ofertas. Para alguns funcionários, que preferiram não se identificar, é uma maneira de atrair pedestres interessados em adquirir um veículo, ou mesmo quem passa de ônibus.
SEM VAGAS
Em determinados horários, muitos condutores não encontram vagas para estacionar na porta dos comércios e nem em ruas laterais. Apesar de terem consciência da irregularidade, se arriscam em levar uma multa para não deixarem os carros muito longe. Como é o caso da dona de casa Lourdes Santana. “Costumo ir a uma locadora de DVDs e sempre parei o carro na avenida. Porém, agora, com a pintura das faixas contínuas, terei de ir a pé para evitar de ser multada”, disse.
DAS 5 ÀS 21 HORAS
Quem costuma utilizar as avenidas deverá prestar atenção às placas de proibido estacionar. De segunda a sexta-feira, os motoristas não poderão deixar o carro na faixa da direita no período das 5 às 21 horas. No fim de semana os condutores estão liberados. Com a nova determinação na sinalização, tanto a São Paulo Transporte (SPTrans) quanto a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) terão de aumentar a fiscalização nas duas avenidas para fazer as pessoas respeitarem as placas.
LOMBADAS
Sinalização à parte, os motoristas se queixam de buracos que começaram a surgir em alguns pontos do recapeamento. Como parece que houve o descolamento do asfalto, as depressões no piso não são profundas, mas largas, dificultando a vida do condutor. Além disso, os pedestres também terão de ter mais atenção e paciência, pois como as lombadas ainda não foram repostas, a velocidade dos carros é maior.