Esta Gazeta volta e meia fala dos problemas relacionados à iluminação pública. E, mesmo com os investimentos que estão sendo realizados no setor, ainda é comum encontrar muitas vias com baixa luminosidade. Caso das ruas Aralu e Ida Moreira, por exemplo, no Tatuapé.
No Parque São Jorge, a Praça Dr. Almeida Junqueira, entre as ruas Padre Germano Mayer e Elie Sarfatis, continua na lista dos pontos carentes de iluminação e com mais reclamações nas reuniões do Conseg do 52º DP.
Na Mooca, a situação não é muito diferente. Durante visita à subprefeitura do bairro, Simão Pedro Chiovetti, secretário municipal de Serviços, falou sobre a ampliação da iluminação local e das novas luminárias da Rua Taquari.
Após uma vistoria, que contou com a presença de equipes técnicas do Ilume, Amlurb, da subprefeitura, do superintendente da Distrital Mooca da Associação Comercial de São Paulo, Francisco Parisi, e do subprefeito, Evando Reis, ficou decidido aumentar a visibilidade noturna dentro do complexo do Centro Esportivo da Mooca e no seu entorno, o que inclui a Rua Bresser e a Praça Cyro Pontes.
Os projetos estão em andamento e através deles devem ser atendidos mais de 200 mil metros quadrados, pelos quais circulam cerca de seis mil pessoas.
ILUMINAÇÃO PEDONAL
O secretário já havia visitado, no início deste ano, o Tatuapé. Na ocasião ele ressaltou algumas melhorias que estavam sendo previstas para o bairro e destacou a iluminação pedonal da Rua Antonio de Barros. Com prioridade ao pedestre, ela foi instalada em toda a extensão da via.
Então, por que não ampliar o projeto e acabar de vez com a baixa luminosidade nos calçamentos?
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços, a Prefeitura deu início a um projeto de expansão da iluminação pedonal e a meta é instalar, até o fim deste ano, 20 mil pontos com este foco.
“Esta iluminação consiste na instalação de luminárias de braços curtos, planejadas para oferecer iluminação para toda a via, mas com foco prioritário no centro da calçada. A instalação é feita em potes metálicos, sem o comprometimento da proteção galvânica que os envolve. As novas luminárias não interferem no crescimento natural das árvores, preservando, assim, o meio ambiente.”
De acordo com o diretor do Ilume, Alberto Serra, no modelo convencional de iluminação, a maioria das calçadas recebe apenas o efeito secundário da iluminação, deixando os pedestres em desvantagem.
SELEÇÃO
Na fase experimental foram selecionadas duas vias de grande tráfego noturno de pedestres e automóveis: Alameda Santos e Rua Antônio Carlos, ambas na região da Avenida Paulista.
“Posteriormente o projeto se estendeu para outras 60 ruas e avenidas de 21 bairros, compreendendo todas as regiões da cidade e atingindo, até o momento, 2,95 mil pontos de iluminação. As luminárias são equipadas com lâmpadas de vapor de sódio, muito mais potentes e econômicas que as convencionais, de mercúrio.”
ENDEREÇOS
O entorno dos pontos de ônibus, das estações de trem e metrô, das escolas, hospitais, centros de lazer e das unidades de serviços públicos, também devem receber as lâmpadas voltadas para a calçada.
“É importante destacar que a iluminação pedonal, segundo estudos, aumenta em até 150% o nível de iluminação, o que contribui para transmitir a sensação de segurança ao cidadão”, ressalta Simão Pedro.
A Secretaria de Serviços disse ainda que irá implantar 2.300 unidades de iluminação (também pedonal) em faixas de pedestres, além de absorver o ativo de 7.500 pontos já instalados e, até então, controlados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
ACESAS DE DIA
Outro problema comum na região são as luzes acesas durante o dia. Há cerca de um mês, todo o perímetro que compreende as ruas Antonio de Barros, a Praça Nicola Antonio Camardo e a Rua Lopes Moreira, apresentou o problema por quase uma semana.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ilume, um relé fotoelétrico precisou ser substituído na Rua Antônio Barros. “Este dispositivo é responsável pelo acendimento das lâmpadas ao anoitecer. Com esta intervenção a iluminação pública das ruas Antônio de Barros, Lopes Moreira e da Praça Antônio Camardo foi regularizada.”
PEDIDOS
Para solicitar reparos ou indicar a ausência de iluminação pública, as pessoas devem se dirigir à subprefeitura mais próxima de sua residência. Na região tem duas: Mooca e Aricanduva/Formosa/Carrão, localizadas na Rua Taquari, 549; e na Rua Atucuri, 699, respectivamente.