Se você é empresário, comerciante, lojista ou empreendedor está cada vez mais difícil separar o joio do trigo quando o assunto é a comunicação e estratégia de seu negócio. Há muitas empresas nesta área, praticamente todas advogando em causa própria e se autointitulando como a melhor, a mais eficiente, a mais competente, a mais experiente. Para te ajudar a se proteger disso, preparei seis dicas práticas e essenciais:
1. Comunicação é a parte mais estratégica do seu negócio. Não economize aqui!
2. Sendo assim, não caia na besteira de entregar esta responsabilidade nas mãos do primeiro jovenzinho descolado que te disser que tem uma agência de publicidade ou – o que é muito comum – uma agência web especialista em marketing digital. Lembre-se, marketing é marketing, não tem o digital e o analógico;
3. Verifique se é um profissional devidamente formado. O ideal é um diploma de bacharel em comunicação social. Vale a pena perguntar a especialização dele;
4. Se for na área de Branding e Gestão de Marcas, peça o portfólio de clientes e serviços, visite o site – que deveria ser um ótimo exemplo de branding. Lembre-se que Branding é muito mais do que identidade visual. Costumeiramente uma agência de publicidade, para não perder serviço diz que faz. Mas não é bem assim, prefira um especialista em logotipia, identidade e branding. Estas áreas estão mais ligadas a marketing e arquitetura do que a publicidade.
5. Da mesma forma, se for na área de Marketing, prefira especialistas diplomados e conheça sua metodologia, afinal estamos falando da alma de sua estratégia. Uma imprudência aqui pode afundar seu negócio;
6. Design é a capacidade de saber desenhar. Mas em si, o design pelo design é artístico. Como estamos falando de mercado e de marca, fuja dos ditos artistas e procure contratar um designer que entenda de estratégia. Normalmente você encontra isto numa empresa de branding.
André Gomes é Publicitário, Designer e Marketer especializado em branding.
É palestrante e articulista em diversos meios de comunicação.
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Um dos itens que considero mais importante é o de se possuir um site bem feito, com conteudo adequado, mantendo comunicação com os clientes, etc…porem, o que é mais importante é possuir o site bem posicionado nos mecanismos de buscas (Google principalmente. Essa é a forma de se aumentar a base de clientes e a especialidade de nossa consultoria a: http://www.vendermais.net