Empenhado em investir no transporte coletivo, o prefeito Fernando Haddad ainda não deu um direcionamento concreto sobre o que irá acontecer com a Avenida Celso Garcia. Palco de projetos mirabolantes desde 2009, como o “Expresso Leste”, até agora, via espera por mudanças.
A título de recordação, o “Expresso” criaria um corredor desde a Avenida Marechal Tito, passando pelas avenidas São Miguel e Amador Bueno da Veiga, até chegar a Celso Garcia, levando os passageiros ao centro da cidade em menos tempo. Em ruas de grande movimento, como Antonio de Barros e Tuiuti, além da Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, haveria passagens de nível.
Ainda na gestão de Gilberto Kassab, o próprio prefeito disse que as mudanças na região se dariam com o projeto do Metrô Celso Garcia, com verbas do governo federal. Kassab adiantou que a construção faria parte da Operação Urbana Centro e teria a função de ligar a região com a Zona Leste.
ESTUDOS
No ano passado, a assessoria de imprensa do Metrô revelou que, apesar de não constar no PPA – Plano Plurianual (2011-2015) e nem na rede futura, era de interesse da Prefeitura e do Governo do Estado desenvolver estudos para essa linha.
Na época, a área de projeto do Metrô tinha como objetivo o de preparar um estudo nomeado de ‘Projeto Diretriz’, que antecede o projeto básico e aponta um traçado. A princípio, continuou a assessoria, a linha faria a ligação entre o bairro do Pari, no Centro, até São Miguel Paulista.
RECURSOS
Já a São Paulo Transporte (SPTrans) informou que, com relação ao corredor Celso Garcia, a Prefeitura havia solicitado à União, por meio de emenda da bancada parlamentar paulista, a liberação de recursos para a viabilização de uma linha de metrô na região da Avenida Celso Garcia. Tão logo os recursos fossem liberados, a Prefeitura os repassaria ao Metrô para a contratação de projetos necessários para a obra da linha 23 – Preta, do Metrô, que atenderia o corredor da Celso Garcia.
PRÉDIOS
Um ano depois, condomínios novos continuam sendo construídos em meio a outras áreas deterioradas. Além disso, os moradores da região afirmam que algumas construtoras não querem voltar a fachada dos prédios para o lado da avenida, criando grandes gargalos no trânsito das ruas laterais. O impasse continua, pois enquanto os representantes das associações e de entidades da região pedem pela recuperação da Celso Garcia, nenhum dos planos é posto em prática seja pelo prefeito Fernando Haddad ou pelo governador Geraldo Alckmin.
E o povo da zona leste continua sendo esquecido pelos políticos, poderiam isentá-los da cobrança de impostos, não é justo?