A Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo festejou seus 33 anos de fundação na última quinta-feira, dia 28. O evento, comandado pelo superintendente Hélio Nozaki Cano, foi realizado no Auditório Antonio Giaquinto, que foi um de seus fundadores e primeiro diretor superintendente. Giaquinto, como um dos mais destacados representantes da entidade na região, foi lembrado pelo vereador Gilson Barreto, vice-superintendente da Distrital Tatuapé, “ele comandou a sede em dois mandatos conscutivos, entre 1991 e 1995. Giaquinto também foi um dos fundadores do Rotary Club Tatuapé e seu presidente no período de 1979 a 1980”, destacou o edil.
TRABALHO ABRANGENTE
Apesar de sua sede estar localizada no Tatuapé, no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, 163, a distrital vem desempenhando um papel ativo na vida profissional dos empresários em um perímetro que abrange também outros bairros, como Vila Formosa, Vila Carrão, Aricanduva, São Mateus, Parque São Rafael e Iguatemi.
Segundo Hélio Cano, “a Associação Comercial defende o desenvolvimento e a manutenção do espírito empreendedor. Para a entidade, trabalhando em conjunto se alcança muito mais. Além disso, somando forças é possível reverter crises, organizar ações e explorar melhor as oportunidades. Dessa forma, o órgão existe para integrar e unir e, assim, representar e crescer, sempre oferecendo soluções para pequenas, médias e grandes empresas”, finaliza.
Carolina Copobianco, presidente do CMEC – Conselho da Mulher Emprendedora e da Cultura da Distrital Tatuapé, destaca que “a entidade também se destaca pela realização de iniciativas culturais, valorizando a memória e o desenvolvimento de toda a região que abrange, a partir de parcerias em projetos sociais e trabalhos multidisciplinares”.
PRÊMIO PEDRO ABARCA
O ponto alto da festa foi o lançamento do Prêmio Pedro Abarca, criado pela Distrital Tatuapé para reconhecer profissionais e empresas, por sua dedicação e compromisso com a educação, a história e a cultura da região, sendo símbolo de valorização do trabalho comunitário e inspiração para a continuidade de ações que promovem o bem-estar e fortalecem a identidade local.
Segundo o ex-superintendente da ACSP, Dr. Edson Grandesso, “a criação do prêmio foi uma forma de homenagear em vida o historiador, pesquisador e escritor tatuapeense Pedro Abarca, que dedicou sua vida ao enriquecimento cultural e educacional na nossa região, além de ser autor de inúmeros livros e publicações, entre eles, ‘História do Tatuapé’ e ‘Tatuapé Ontem e Hoje’, onde conta histórias e curiosidades do bairro”.
Pedro Abarca, que tem 93 anos de idade, fez a entrega dos prêmios e também foi homenageado e aplaudido de pé pelos presentes. Em seu animado discurso, agradeceu à direção da Distrital Tatuapé e contou sobre sua trajetória desde 1940, quando chegou ainda menino ao Tatuapé, até se tornar historiador e pesquisador, que culminou com a indicação ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde foi secretário durante cinco anos.
HOMENAGEADOS
As pessoas e entidades homenageadas foram: Jair Morandi (Casa do Universitário Brasil), Silvia Inês Machado (presidente da Sociedade dos Amigos de Vila Formosa), Paula Calciolari (Colégio Agostiniano Mendel), Roberta Cesário (Colégio Mary Ward), irmã Luci Rocha de Freitas (Colégio Santo Antonio de Lisboa), Venância Roque (Zona Leste TV) e a jornalista e escritora Leide Bertoletti. A Gazeta do Tatuapé também recebeu a homenagem.
Durante o evento, a Distrital Tatuapé também homenageou o S. C. Corinthians Paulista, a Panificadora Lisboa e a Confeitaria Vera Cruz com o Prêmio Diário do Comércio, atribuido a empresas e entidades com mais de 100 anos de fundação.
O advogado Erich de Andrés representou a vereadora Edir Sales e foi portador de um Voto de Júbilo proposto por ela na Câmara Municipal de São Paulo à Distrital Tatuapé.