O Centro Cultural Penha está com vagas abertas para o Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Voltado para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, o projeto promove a iniciação às artes e a cultura por meio da brincadeira, do jogo, da criação artística, do pertencimento e da convivência entre artistas educadores, famílias, crianças e adolescentes.
QUARTAS E QUINTAS
As turmas estão sendo formadas todas as quartas, das 10 às 12 horas; e também das 14 às 17 horas. Às quintas os encontros ocorrem das 14 às 17 horas.
INSCRIÇÕES
Para realizar a inscrição existem duas opções. A primeira, on-line, é por meio do link: https://bit.ly/3ckBdpG. A outra é presencial, no Largo do Rosário, 20. Ao chegar lá, basta verificar o dia e horário da turma que deseja e preencher uma ficha.
ESPAÇOS ABERTOS
O Centro Cultural Penha é um espaço público composto pela Biblioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Penna, Espaço Cultural Mário Zan e Fab Lab.
ENCONTROS SEMANAIS
O PIÁ oferece encontros semanais de 2 horas, para crianças de 5 a 7 anos, e 3 horas para as faixas etárias de 8 a 10 anos e 11 a 14 anos.
MAIS DE 10 EDIÇÕES
Ao longo de suas mais de dez edições, a proposta vem amadurecendo como programa público para a infância e adolescência e a cada ano mostra que tem todos os quesitos para se tornar uma política pública para a cidade.
METODOLOGIA
Durante suas edições, a ideia apresenta uma metodologia com princípios e valores voltada para um olhar plural, tendo como suporte pedagógico a arte e o brincar, mediada por artistas com diferentes e híbridas trajetórias.
CIDADÃOS CRÍTICOS
Neste sentido, o plano colabora na construção de futuros cidadãos críticos, solidários e propositivos, abrindo espaços dialógicos, criativos e reflexivos, para que cada indivíduo possa se expressar.
DESCENTRALIZADO
Inspirado na Emia, Escola Municipal de Iniciação Artística, o PIÁ atua de forma descentralizada em CEUs, bibliotecas, centros culturais, teatros e casas de cultura. Além disso, como princípios, ele valoriza as formas próprias da infância e adolescência em seus processos de criação e expressão; propicia experiências e aprendizados estéticos de forma dialógica entre diversos saberes; democratiza o acesso a bens culturais e artísticos, contribuindo para a construção da cidadania cultural e promove a sociabilidade e a integração da criança e adolescente na família, comunidade, na escola e em outros espaços públicos.