Diante da pandemia de coronavírus, os especialistas em saúde pública estão pedindo, a quem puder, que trabalhe em casa. Com os escritórios vazios e a mudança para a quarentena doméstica, os trabalhadores não necessitam sacrificar a segurança pessoal. Eles podem ficar seguros e conectados enquanto aguardam o fim da crise do coronavírus em casa.
ESPECIALISTA EM PRIVACIDADE
Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN Teams, enumera tudo o que se precisa saber para proteger a casa e a si de ataques de pessoas que tentam atingir as outras remotamente: manter a rede doméstica segura – se trabalha em casa (e deveria fazê-lo!), a rede deve proteger a vida pessoal e profissional. Verifique se ela está pronta para a tarefa.
PASSWORD
O mínimo é proteger o router com uma password, se ainda não o fez. Em seguida, tentar as seguintes etapas adicionais: desativar transmissões SSID. Isso tornará a rede Wi-Fi doméstica mais difícil de ser encontrada (para estranhos); filtrar endereços MAC. Um endereço MAC é um nome de rede atribuído a um dispositivo específico. Se o router suportar a filtragem de endereços MAC, será muito mais difícil para qualquer dispositivo não autorizado tentar ligar-se a ele; configurar uma rede para convidados. Uma rede para convidados é uma segunda rede que pode ser criada no router para os dispositivos das visitas. Dependendo do router, poderá aplicar regras de segurança diferentes para as duas redes diferentes. Nesse caso, é importante proteger os seus dispositivos domésticos e de trabalho com um conjunto de regras de segurança mais rigoroso, deixando as regras mais amigáveis para dispositivos convidados; instalar uma VPN no router. Se configurou a criptografia Wi-Fi adequada no router, também deverá configurar uma VPN no router; usar um dispositivo ou uma conta separada para o trabalho.
SEPARAR CONTAS
De acordo com Markuson, é melhor manter os dispositivos e contas pessoais e profissionais separados. “Dessa forma, se uma conta ou dispositivo for violado, o outro permanecerá seguro”.
FERRAMENTAS
Se trabalha com um computador, é possível que o faça a partir de um portátil. Essa é a melhor aposta, já que ele deverá conter ferramentas de segurança fornecidas pela sua empresa.
ATUALIZAR SOFTWARE
Também pode usar uma conta de utilizador separada no dispositivo doméstico. No entanto, se deve verificar se tem todas as aplicações necessárias para trabalhar com segurança. Se raramente faz login nesta conta, é extremamente importante que atualize todo o software antes de começar a trabalhar. “As versões mais antigas podem ser incompatíveis com o software dos colegas e também pode perder importantes atualizações de segurança”, diz o especialista.
FUNCIONÁRIOS SEGUROS
Existem diversas ferramentas no mercado que podem ajudar a manter os funcionários seguros enquanto trabalham em casa. Algumas das mais simples e poderosas são as NordVPN Teams ou a NordVPN’s IP Dedicado para particulares.
PERMISSÕES
Daniel Markuson explica como funcionam: a empresa aplica a lista de permissões a todos os servidores e sistemas. A lista de permissões é como um segurança rigoroso de um clube – se o endereço de IP não estiver na lista, não entra.
ACESSO CRIPTOGRAFADO
Ao usar a NordVPN Teams ou IP Dedicado, é possível definir o endereço de IP para um dos endereços aprovados. Pode fazer isso a partir de qualquer parte do mundo, concedendo o acesso criptografado a servidores e sistemas a que só poderia acessar no escritório.