Quem quiser, já pode anotar na agenda. A partir do próximo dia 25, das 17 às 23 horas, estará de volta a festa junina organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Silvio Romero.
ARTISTAS CONVIDADOS
Aliás, mais uma vez, o evento apresentará pratos típicos e as tradicionais barracas do lanche de pernil, de pastel, fogazza, entre outras. Nesse ínterim, haverá, também, os deliciosos bolos e espetinhos de frutas com chocolate. Sobretudo os fãs das canções juninas e sertanejas vão poder acompanhar apresentações de vários artistas convidados.
MORADORES DE OUTROS BAIRROS
Ademais, tradicionalmente, a paróquia realiza o encontro com a ajuda de patrocinadores. Sobretudo porque eles favorecem a montagem de barracas, iluminação, limpeza e manutenção de toda a infraestrutura. depois, a expectativa para este ano é a de que a comemoração receba pessoas do Tatuapé, Belém, Carrão, Penha e outros bairros. Além da boa comida, o público pode, também, aproveitar as brincadeiras e jogos.
VALE A VISITA
Por outro lado, no entorno da praça, os frequentadores têm ainda a opção dos tradicionais dogs, além de renomados comércios que estão no mesmo local há pelo menos 50 anos. Igualmente, trata-se de um dos pontos de encontro mais frequentados do Tatuapé e que, agora, volta a chamar atenção. Certamente, para quem não conhece, vale a visita à praça mesmo após o encerramento da festa. As casas de lanches e de sucos, bem como as padarias e restaurantes fazem parte da história do Tatuapé. Não à toa, o bairro é referência quando o assunto é gastronomia e entretenimento.
COMEÇO DE TUDO
Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, a capela construída na Praça Silvio Romero era a segunda do bairro, pois a primeira foi dedicada a São José do Maranhão. Tudo começou em 1890, quando o tenente Luís Americano recebeu do governo do Estado uma doação de cem mil metros quadrados de terras devolutas. Elas estavam situadas no lugar denominado Tijuco Preto, da freguesia do Brás. Por sua vez, o tenente fez uma doação à igreja, na mesma gleba, de um terreno de 7.500 metros quadrados. Lá seria construída uma capela dedicada à Imaculada Conceição. Assim, no centro do Largo da Conceição (Praça Silvio Romero a partir de 1931), a 8 de outubro de 1899, foi fundada a antiga capela. Seus fundadores foram o capitão José Coelho de Souza, Sérvula R. Coelho de Souza e Manoel J. da Rocha Gomes.