Esqueça o pensamento comum de que o início de um negócio tem que ser difícil.. Se você, no início de sua empresa passou por situações assim, não se preocupe, é natural. Talvez seja até por isso que no Brasil a maior parte das empresas não completa um ano e, das que conseguem, poucas seguem vivas até o quinto ano. Como consultor, o maior capital que posso emprestar aos clientes é o composto entre minha expertise de marketing e minha experiência de vida como empresário, poupando-os assim de escolhas desacertadas. Lógico que esforço é o componente sine qua non do sucesso, mas sensibilidade e bom planejamento estratégico podem lhe render um início repleto de resultados positivos. Há mais de uma década venho observando o desempenho das mais diversas startups e, embora não tenha bula, o sucesso de um empreendimento está ligado a alguns fatores essencialmente comportamentais.
Existem três aspectos de um negócio que não podem ser negligenciados, seja uma multinacional ou a banca de jornal da esquina: estratégia, tática e operação. Como brasileiros, nossa tendência histórica é ficarmos mais no operacional e pouco ou nada nos dois primeiros. Startups vencedoras são aquelas as quais o empresário consegue manter-se a maior parte do tempo no estratégico e no tático. Empreendedores assim têm a consciência de que são capitães de um navio em movimento e descer à sala de máquinas por muito tempo deixa o navio completamente à deriva.
Só esta consciência permite os próximos passos, definindo inicialmente o Phocus e o Positioning de sua marca, enxergando com clareza sua visão de negócio e entalhando em seu alicerce a missão da empresa, afinal uma marca forte necessita de alma. Na sequência, deve-se construir profissionalmente a logotipia que consiga transmitir esta alma e o conceito que amarrará a identidade visual.
Para que esta alma empreste à marca sua essência, serão necessários outros alinhamentos fundamentais, como os outros dez “Ps” de marketing, além de definir estrategicamente, e por sinergia, os canais de comunicação que deverão ser utilizados.
Um passo depois do outro, mas todos na mesma direção.