A Praça Francisco da Gama, localizada na região do Cangaíba, ganhou diversos incentivos a partir de emenda parlamentar encaminhada à Câmara Municipal pelo vereador Toninho Paiva. Com a verba, a Subprefeitura Penha instalou aparelhos de ginástica para a terceira idade, playground, bancos e mesas de cimento, além de fazer a poda das árvores, reformar o piso, colocar corrimão nas escadas, melhorar a acessibilidade e providenciar a pintura do local.
ALEGRIA
Entregues em fevereiro deste ano, as melhorias foram recebidas com muita alegria por vários moradores vizinhos. A estudante Natália Ferreira, por exemplo, disse que não tinha como levar sua filha ao local antes da reforma. A limpeza era precária, bem como as instalações e a iluminação. A falta de poda das árvores também deixava as pessoas preocupadas com a insegurança. Segundo Natália, é a única praça que tem condições de atender crianças, adultos e idosos.
RETORNO
Na última terça-feira, 13, a moradora entrou em contato com esta Gazeta para solicitar o retorno da subprefeitura ao local, já que alguns problemas voltaram a surgir. A estudante pediu que os aparelhos de ginástica fossem revisados e que os quebrados fossem consertados pois a frequência de pessoas na área de lazer é grande. Natália também sugeriu a instalação de mais lixeiras e a manutenção das existentes, por conta de alguns usuários estarem depredando as papeleiras.
FALTAM PLACAS
A reportagem também pôde notar que faltam placas de informação relativas à conservação do espaço e respeito ao uso dos aparelhos e brinquedos, principalmente na área infantil. Este semanário também encontrou lixo espalhado nos canteiros e no local cimentado, como garrafas plásticas e de vidro, embalagens plásticas e bitucas de cigarro. As caixas de areia onde estão os equipamentos infantis precisam ser refeitas. Como não existem áreas gramadas, em dias de chuva a terra está descendo para o cimento, preocupando quem caminha pelo local.
PARQUE LINEAR
Por último, os visitantes pediram para a subprefeitura retomar a varrição no espaço, pois há uma grande quantidade de folhas espalhadas pelas alamedas cimentadas. A condição está fazendo com que algumas pessoas escorreguem. Para alguns moradores, quanto melhor estiver a condição do lugar, mais eles podem evitar o deslocamento até o Parque Linear Tiquatira, que está a mais de um quilômetro de distância.