Ultimamente, muitos empresários e empreendedores têm se queixado da dificuldade em manterem-se seguros em relação à condução de suas marcas. Eles alimentam a sensação de que tudo o que sempre lhes gerou resultados parece não servir para nada.
Segundo Don Tapscott, um estudioso do futuro, a crise global e a revolução tecnológica estão abrindo o mundo, primeiramente por fazer com que a internet se transforme num grande computador, onde todos, ao fazermos uma busca no google, publicarmos um vídeo ou curtirmos um post, somos os programadores. E, depois, por forçar a abertura das organizações, já que os custos de permanecerem inertes superam os custos de mudar para algo diferente. Um mundo forjado sob novas bases, e não poderia ser diferente!
Colaboração – Hoje, a mídia social passou a ser uma “produção social”. Tapscott cita o caso de Robin McEwen, o dono de uma mina que não encontrava ouro pelos métodos convencionais, publicou os mapas geológicos na internet propondo um prêmio de US$ 500 mil para quem encontrasse o ouro em sua mina. O concurso foi chamado de Desafio GoldCorp, e McEwen encontrou, em ouro, o equivalente a US$ 3,4 bilhões.
Transparência – Se você diz ter bons produtos, é melhor que tenha. Transparência tem a ver com comunicação pertinente às partes interessadas. Exatamente isto é que Francisco Madia propõe com o conceito de Outbreak Marketing, onde esta informação é planejada e ativada com facilidade.
Compartilhamento – Compartilhar diz respeito à doação de bens de propriedade intelectual. A sabedoria convencional diz: “Ei, minha propriedade intelectual pertence a mim, se infringir eu te processo”. Não deu muito certo para as gravadoras, que estão à beira de um colapso.
Empowerment – Em português é algo como Empoderamento. Todos sabem que conhecimento e inteligência são poder e, na medida em que há uma descentralização, este poder migra de poucos para muitos.
A era da informação já era!Para Tapscott esta é a era da inteligência em rede, e eu concordo!