Inaugurado na gestão do Governador Franco Montoro, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos completa nesta segunda-feira, dia 20, seu 40º aniversário.
Desde o dia de sua inauguração, o equipamento não para de bater recordes. Construído em apenas 18 meses com uma capacidade para atender 12 milhões de usuários por ano, o local registrou, em 2024, a marca histórica de 43,6 milhões de passageiros. Com quase 800 pousos e decolagens por dia, é o maior aeroporto da América do Sul e ocupa o segundo lugar da América Latina.
CRESCIMENTO
Criado para desafogar, à época, o cinquentenário Aeroporto de Congonhas, também foi idealizado para atender a uma demanda de São Paulo por pistas mais longas e que pudessem receber grandes aviões. De lá para cá, o aeroporto não parou mais de crescer. Já em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle.
Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1 (a renumeração dos terminais aconteceu em 2015). E em 6 de fevereiro de 2012 foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão e obteve 51% da participação acionária. Os outros 49% pertencem à estatal Infraero. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos. Em 2014, inaugurou o Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses.
AEROMÓVEL
Uma das maiores reclamações dos usuários é a deficiência de conexão com a rede de transportes da região metropolitana. A estação Aeroporto de Guarulhos (Linha 13-Jade) da CPTM fica a quatro quilômetros de distância. De lá, um ônibus leva, em média, 30 minutos para chegar aos terminais.
Reivindicação antiga e após anos de atrasos, o Aeromóvel deve ser inaugurado neste semestre e ligará, ainda de maneira improvisada, os terminais à rede de transportes da região metropolitana. O novo monotrilho oferecerá uma estação em cada terminal de embarque do aeroporto e o tempo de viagem deverá ser de aproximadamente de seis minutos ao longo dos 2,7 km do trajeto. O tempo máximo de espera também deverá ser de seis minutos.
Serão dois veículos em operação e um reserva, com capacidade para levar até 200 pessoas por viagem cada um. Ao todo, o novo trem deverá transportar cerca de 4.000 passageiros por hora — 2.000 em cada sentido de direção.

