Técnica e estratégia são as bases para um bom trabalho de marketing
Tem muita gente criando dificuldade para vender solução. Em marketing não é diferente e, por isto, vale a pena desmistificá-lo.
Que a verdade seja dita desde o início: o planejamento não é o ponto forte do brasileiro. Isto já foi bem pior, mas ainda é um ponto crítico e uma das fortes causas de no nosso país, 70% dos empreendimentos fecharem antes do primeiro aniversário.
Outro ponto fundamental é que pode ser que você passe a vida toda sem precisar de marketing. Ele só passará a ser um gênero de primeira necessidade em sua vida se você pensar em empreender, já tiver empreendendo ou for um empresário.
Quem joga xadrez entende a importância da estratégia. Quem me dera se todo empreendedor iniciasse seu negócio aprendendo a jogar xadrez. Certamente aqueles índices de insucesso despencariam.
Marketing pode até ter um monte de termos estrangeiros, mas é absolutamente simples, técnico e estratégico. Desculpe pela franqueza, mas fazer bem seu serviço ou produto não é garantia de sobrevivência nos dias de hoje. Em outras palavras, há muita gente competente fechando as portas.
Estamos falando de mercado, de confiança, de solução de necessidades, de experiência de consumo, encantamento, diferencial, posicionamento, identidade e reputação. No Brasil, é comum empreendedores e empresários subestimarem estes aspectos. Mas são exatamente estes os aspectos estratégicos para perpetuação de seu negócio. Comece tendo consciência do que realmente te diferencia, seu DNA, e em seguida analise honestamente se sua imagem – seu logotipo, seu sistema de identidade, sua fachada e abordagem institucional – traduz sua alma.