Todos os avanços nos campos da ciência, medicina, engenharia e tecnologia são decorrentes da evolução do conhecimento humano. No marketing não é diferente. As práticas amplamente divulgadas e adotadas estão ganhando a cada dia mais profun- didade e especialização. Aspectos antes negligenciados agora ganham lugar de honra. Como “ideologia de administração” o marketing tem como função essencial a definição dos valores e propósitos de uma marca, empresa, produto ou serviço e sua disseminação estruturada dentro e fora da instituição. Portanto, não basta montarmos um departamento e delegar a ele todas as funções de marketing. Seu grande papel é transformar estes valores numa narrativa planejada e disseminá-la a todos dentro da em- presa, para que possam multiplicar a narrativa fora da empresa.
De tanta importância, isto ganhou um capítulo exclusivo na tecnologia de vanguarda do marketing, que se utiliza de uma poderosa e prática “caixa de ferramentas”, da qual os conhecidos Ps, antes 4 e hoje 10 + 2 são parte. People é o 7° P desta matriz e refere-se à análise cuidadosa e disseminação daquela “narrativa” para a equipe de colaboradores internos.
Outro dia, pedi uma pizza no mesmo lugar em que peço há anos. Ao chegar, o motoboy me cumprimentou com simpatia e, quando confirmei o valor, ele afirmou: “cada vez mais cara a pizza, não é mesmo?” Eu estranhei e respondi: “mas é muito, muito boa!”.
Anos e mais anos para conseguir me conquistar como cliente assíduo. Uma verdadeira orquestra em harmonia, onde todos internamente contribuem para disseminar a narrativa com os valores desta marca e, de repente, um simples descuido do motoboy pode colocá-la em xeque, por trazer a minha atenção para o que menos importa numa relação de confiança com uma marca: o preço.
Se você tem um negócio ou pretende empreender um, cuide para conseguir a todo momento sensibilizar seus colaboradores internos com a narrativa de sua marca, pois serão eles os multiplicadores ao mercado.