Com início no fim de 2014, as obras do túnel do corredor de ônibus Radial 1 somam duas frentes de trabalho: uma na região oeste, sob o Viaduto Nakashima, e outra na região leste, no sentido da Avenida Alcântara Machado.
Devido algumas interferências no lado oeste, a SPObras precisou acionar as concessionárias de telefonia, energia elétrica, água e gás para fazer o remanejamento das redes e fiações subterrâneas. O novo ramal também irá aproveitar um túnel já pronto e desativado da Companhia do Metropolitano.
Especificamente sobre as obras do corredor, os serviços atualmente se concentram na concretagem das paredes-diafragma do túnel. Trata-se de um elemento de fundação que faz no subsolo um muro vertical de concreto armado executado em lamelas, que faz parte da estrutura das paredes.
O projeto prevê a construção de aproximadamente 700 metros de extensão no subsolo. Já os 200 metros de acesso (para os coletivos que saem da Radial Leste e vão entrar no Terminal Pq. Dom Pedro) serão feitos com vala a céu aberto (VCA).
Nas duas extremidades serão executados ainda 80 metros de valas que seguirão no sentido do emboque de um túnel do Metrô, com extensão de 150 metros (já existente), localizado sob a estação Pedro II.
A previsão é que o corredor da Avenida Radial Leste transporte 150 mil passageiros por dia em ônibus expressos, ou seja, com poucas paradas. A construção do túnel servirá para dar “vazão” aos coletivos, sem a necessidade de parar nos semáforos.
Ao todo o corredor Radial 1 terá 12 quilômetros e ligará o Terminal Parque D. Pedro e a Estação Vila Matilde do Metrô.