Motoristas que transitam pela Rua Antônio Daminello, no Tatuapé, têm de conviver com o espaço direcionado às ciclofaixas, implantado ao longo da via. O problema, conforme alguns condutores, é que a rua, que tem mão dupla de direção, fica estreita em determinados pontos por conta dos veículos estacionados em um dos lados.
PACIÊNCIA
Antonio Rodrigues, por exemplo, afirmou que, na altura do número 540, se um carro um pouco maior vem em um dos sentidos, o outro tem de esperar para poder passar. “No caso da circulação de ônibus ou caminhões, a paciência deve ser maior, pois o espaço torna-se mínimo”, relatou. Rodrigues ressaltou, ainda, que nem sempre os motoristas estão calmos e acabam invadindo a área dos ciclistas, utilizada, também, por mães com carrinhos de bebê e pedestres de um modo geral.
FIM DE SEMANA
No fim de semana a questão se torna mais grave, pois os frequentadores do Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educacional do Trabalhador) costumam estacionar seus veículos na própria Antônio Daminello, entre outras vias próximas. Além disso, o fluxo de carros no bairro também aumenta, por conta da utilização de bares e restaurantes. Com a elevação do público flutuante, a possibilidade de acidentes igualmente se eleva.
MAIS PLACAS
Diante da situação, outros moradores pediram que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avaliasse a questão para verificar qual solução seria possível para a rua. Colocar placas de proibido estacionar do lado oposto ao da ciclofaixa ou aumentar a presença de mais agentes de fiscalização.
Para quem passa pela rua, o importante é a pista para bicicletas ter vindo para somar e não atrapalhar.
O OUTRO LADO
A CET informa que programou fiscalização periódica de agentes de trânsito na Rua Antônio Daminello, com o objetivo de organizar o trânsito e coibir infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo a companhia, de janeiro a setembro deste ano foram aplicadas 18.165 autuações que dizem respeito à proteção ao ciclista. No mesmo período do ano passado foram registradas 8.671 multas.
FISCALIZAÇÃO
A empresa salientou que as ciclovias são espaços exclusivos para as bicicletas, com sinalização horizontal e vertical, e funcionam todos os dias da semana o dia todo. O monitoramento e a fiscalização das infrações de trânsito cometidas por motoristas nas ciclovias são feitos, atualmente, pelos 1.854 agentes de trânsito que atuam na cidade fiscalizando todos os enquadramentos de trânsito.
BIKE SEGURA
Do ponto de vista de educação no trânsito, a CET lançou em 15 de setembro deste ano, a Campanha Bicicleta Segura – Programa de Mobilidade por Bicicleta. O objetivo é promover ações permanentes de educação e fiscalização no trânsito com enfoque para a proteção aos espaços sinalizados para ciclistas, bem como a preocupação com a inserção do novo modal na rotina da cidade.
ELES TEM RAZÃO A RUA FICA ESTREITA,O MELHOR IST É DEIXAR UM ÚNICA FAIXA PARA OS CARROS DE MANHÃ FICA NO SENTIDO BAIRRO CENTRO À TARDE CENTRO BAIRRO ,O RESTO DO ESPAÇO FICA UMA FAIXA PARA MOTOS E O RESTO PARA CICLISMO.
LUCC