Radares voltam à Radial Leste

Radares voltam à Radial Leste

Motoristas que se arriscavam transitando na Avenida Radial Leste em velocidade acima do limite permitido, 60 Km/h, agora serão obrigados a cumprir a regra, caso não queiram ser multados. Isso porque a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começou a implantar um novo sistema de radares na avenida e que já pode ser visto entre as estações Patriarca e Artur Alvim do Metrô, próximo à Rua Dr. Fomm, no Belém, e junto da Avenida Dr. Bernardino Brito Fonseca de Carvalho (Gamelinha), na Vila Matilde. Além da Radial, a reportagem também encontrou a estrutura para colocação dos radares instalada na Rua Alvinópolis, ao lado da estação Vila Matilde do Metrô.

EQUIPAMENTOS
A base de metal, que passa sobre a avenida, recebeu seis equipamentos. Três deles vistoriam o sentido bairro-centro e os outros inspecionam o sentido contrário. Diferente das empresas anteriores, que costumavam instalar postes com radares nas laterais das pistas, esta posicionou os aparelhos na parte central da Radial, dificultando os condutores de tentarem escapar das infrações.

Com o retorno dos radares, que haviam sido retirados há pelo menos dois anos, por problemas contratuais entre as empresas e a Prefeitura, existe a possibilidade do número de acidentes também ser reduzido, principalmente durante a madrugada. É o que o Corpo de Bombeiros espera, já que o número de bares e restaurantes em bairros da Zona Leste tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

ACIDENTES
Conforme dados divulgados pelo Instituto Avante Brasil, em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. Segundo o Datasus, em 2010, foram registradas 42.844 mortes no trânsito do Brasil. Esse número, atualizado em 2011, chegou a 43.256 mortes (o ranking, no entanto, foi feito com base nos números de 2010 de todos os países).

Em 2014, de acordo com projeção feita pelo Avante Brasil, o número de mortes no trânsito estimado é de 48.349. Sendo assim, este ano, estima-se que ocorram 4.029 mortes por mês, 132 mortes por dia e seis mortes por hora, ou seja, uma a cada 10 minutos.

O OUTRO LADO
A assessoria da CET informou que estão previstos seis novos locais de fiscalização na Radial Leste. São eles: Avenida Doutor Luiz Ayres, sentido centro, a cerca de 314 metros da Rua Maciel Monteiro, para fiscalização de três faixas; Avenida Doutor Luiz Ayres, sentido bairro, a cerca de 162 metros da Rua Doutor Pedro Mendes, para fiscalização de três faixas; Avenida Alcântara Machado, sentido bairro, a cerca de 15 metros da Rua Siqueira Bueno, para fiscalização de nove faixas; Avenida Alcântara Machado, sentido centro, a cerca de 28 metros do Viaduto Guadalajara, para fiscalização de dez faixas; Avenida Antônio Estevão de Carvalho, sentido centro, oposto ao número 100, para fiscalização de três faixas; Avenida Antônio Estevão de Carvalho, sentido bairro, a cerca de 133 metros da Praça Nossa Senhora da Anunciação, para fiscalização de três faixas. A totalização de faixas conta faixa e entre faixas (para fiscalização de motocicletas).

A CET também informou que os equipamentos serão instalados em pórticos e semipórticos sobre a via. Terão fiscalização traseira para velocidade, rodízio, ZMRC e faixa exclusiva (quando for o caso). Serão não intrusivos, utilizando tecnologia laser, sem necessidade de interferência na via.

Os equipamentos fazem parte do contrato com o Consórcio São Paulo de Fiscalização Automática de Trânsito e devem entrar em funcionamento após o cumprimento de todas as fases do processo de implantação (ajustes técnicos, aferição, emissão dos certificados de verificação por parte do Ipem e publicação no Diário Oficial).

Conforme a assessoria, as implantações realizadas têm como base os índices de acidentes ao longo da via, onde nos locais acima citados, serão fiscalizados enquadramentos como desrespeito à velocidade regulamentada e ainda nos trechos que couberem, o desrespeito ao rodízio municipal, restrição a veículos de carga e fretamento em todas as faixas de rolamento (inclusive entre as faixas).

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