Propriocepção na fisioterapia

Propriocepção na fisioterapia

A propriocepção é um procedimento (técnica ou mecanismo) que a fisioterapia utiliza em pessoas portadoras de patologias traumato-ortopédicas para a recuperação de lesões e também como forma de prevenção. No nosso corpo temos mecanismos que desempenham um importante papel de proteção e defesa do sistema que respondem a um acidente, estiramento ou a uma instabilidade maior que venha colocar em risco a integridade física das pessoas que praticam ou não uma atividade física vigorosa.

Geralmente em esportes que exigem demais dos seus praticantes esses mecanismos de defesa estão sempre em ação, pois são realizados movimentos bruscos, impactos excessivos ou mudanças de direção repentina e se este mecanismo não responde adequadamente pode haver lesões e algumas muito graves. Mas não é somente em crianças, jovens ou atletas que a propriocepção é importante ser estimulada, mas sim principalmente na população mais idosa, pois com o avanço da idade há uma perda significativa do equilíbrio corporal e a propriocepção funciona muito bem como um procedimento de defesa e manutenção do equilíbrio desses indivíduos, evitando assim traumas, quedas, possíveis fraturas e lesões ligamentares, entre outros comprometimentos.

É importante acrescentar que os exercícios de controle neuromuscular (proprioceptivos) devem estar presentes no processo de recuperação fisioterapêutica de atletas ou não.

Existem inúmeras formas de realizar exercícios proprioceptivos, pois eles são aplicados em todas as articulações do nosso corpo, então é muito importante que ao consultar seu fisioterapeuta você solicite orientações sobre a forma correta de realizar os exercícios.

Serviço: Dr. Edimilson Marton – especialista em RPG – Crefito 12.346/F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 e 3628-2129.    

Deixe um comentário

*