Fasceíte plantar é a causa comum de dor sob o calcâneo consequente devido a pequenos traumas repetitivos e alterações degenerativas na origem da fáscia plantar, levando à inflamação local.
A fáscia é uma banda fibrosa e firme que sustenta e mantém o arco plantar de pé. Dor embaixo do calcâneo, piora pela manhã ao iniciar a marcha, melhora após os primeiros passos. Além disso, pode estar associado com inchaço local. A lesão está relacionada a distúrbios posturais, tipos de pé e pisada – tanto cavo (tendência a pisar para fora) quanto plano (tendência a pisar para dentro) –; ficar muitas horas em pé diariamente; caminhada e corrida em quantidade e intensidade acima do que a estrutura suporta. Pessoas obesas também apresentam predisposição para o desenvolvimento da lesão por conta da sobrecarga na região.
O diagnóstico se dá através da história clínica do paciente e do exame físico dos pés, a ultrassonografia e a ressonância magnética podem ajudar no diagnóstico. A radiografia do pé é geralmente solicitada quando queremos descartar outras causas para a dor.
O tratamento é inicialmente feito de forma conservadora, com repouso e gelo local. Outros tratamentos para fasceíte plantar incluem: fisioterapia, com exercícios e alongamentos específicos para os pés e panturrilhas; e calçados com palmilhas especiais que são importantes para quem trabalha muito tempo em pé. Em alguns casos, o uso por poucos dias de um anti-inflamatório pode ser necessário para controlar a dor; o uso de talas noturnas também é uma opção. Pessoas com excesso de peso devem emagrecer. Injeções de corticoides no calcanhar podem ser utilizadas nos casos em que não há resposta satisfatória ao tratamento conservador. A fasceíte plantar não tratada, pode transformar-se numa lesão crônica e incapacitar a realização da atividade desportiva, sob pena de também se desenvolver lesões no pé, joelho, quadril e coluna, uma vez que a fasceíte plantar normalmente provoca má postura.
Procure sempre um especialista para maiores informações.
SERVIÇO: Suelen Alves dos Reis – Crefito 3/94524-F. Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, telefones: 3628-2125 e 3628-2129