Evento teve o objetivo de compartilhar saberes e conquistas entre os educadores da região
A comunicação está cada vez mais desafiadora. Principalmente quando falamos de Internet. Bio, apps, hashtag, pixel e gif são alguns dos milhares de termos que foram inseridos no vocabulário. E as crianças, inclusive as menores, estão bem atentas às mudanças.
A Escola de Educação Infantil e Berçário PROBEN, de olho nesta mudança no comportamento, vem há cerca de cinco anos inovando a forma de alfabetizar. De forma sutil e lúdica, os docentes inserem os alunos no universo tecnológico.
“Não há como fugir disso. Então comentamos, mas não aprofundamos. Buscamos questões que são básicas e fundamentais para a estrutura de raciocínio, conquista, empenho e até mesmo de função social. Também sabemos que é preciso resgatar. Então, como contemplar aquilo que a gente pensa, prioriza, brincadeiras com terra e meleca com tinta, com um pouco mais desta tecnologia e vocabulário? Este é com certeza um desafio para 2020”, destacou a coordenadora pedagógica da PROBEN, Virgínia Maria da Silveira.
MULTILETRAMENTOS
No dia 19 de outubro, a PROBEN realizou o 3° Simpósio Práticas em Educação Infantil – Desafios da Cultura Letrada na Escola. Professores de outras instituições tiveram contato com as práticas inseridas no dia a dia da PROBEN e assistiram à palestra “Os multiletramentos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, com Kátia Stocco Smole.
“As tecnologias digitais entram com muita força na comunicação. Precisamos transformar isso para as crianças de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. Vocês podem observar que entre as dez competências da Base há uma preocupação grande com os diferentes tipos de linguagens. E, neste sentido, as tecnologias digitais também aparecem”, observou.
Ainda de acordo com Kátia, as crianças já têm as diferentes formas de linguagens bem ampliadas. Hoje não basta ser letrado, é preciso ser multiletrado.
“A escola precisa cuidar do multiletramento dos alunos. Mas uma coisa é certa: as respostas através da tecnologia são limitadas e não tem nada como a mediação entre professor/aluno. Nada substitui o olho no olho na formação humana. Ou seja, o professor sempre fará a diferença”, completou.
DEDICAÇÃO
As professoras da PROBEN também tiveram um papel importante durante o evento. Elas apresentaram, através de vídeos, fotos e informações de algumas das várias atividades praticadas: Mini&Mini – ao letramento do dia a dia; Mini – possibilidades de comunicação; Maternal – cantando e encantando; Jardim I – caixa de letras; Jardim II – nomes próprios; e Berçário – a descoberta da linguagem.
Mesmo em meio a tanta tecnologia, é o professor que faz a diferença no aprendizado. E tudo o que foi compartilhado pode ser visto nas salas de aula.
Do letramento através da música, dos recadinhos elaborados, da comunicação através dos gestos das crianças, o reconhecimento dos amiguinhos através de fotos, o uso das simbologias, as primeiras construções do nome próprio, a descoberta da escrita, entre outras práticas.
“Quero agradecer muito a todas as nossas professoras, elas se dedicam ao máximo e a gente consegue ver os resultados no dia a dia”, destacou Cristina Iurovisch Maroni, uma das mantenedoras da PROBEN.
MOMENTO IMPORTANTE
Para Cristina, a Educação vive um momento muito importante com a nova Base Curricular.
“Dentro do possível inovamos para que as crianças aprendam com alegria. Para nós é muito importante passar as informações adiante, assim como ver a casa cheia e dividir um pouco do que fazemos e do nosso conhecimento”, avaliou.
Só que este trabalho depende muito da participação dos pais. “Para transmitir este novo letramento global convidamos as famílias para participarem deste processo. Agregamos o que as crianças têm em casa como referência e destrinchamos de uma maneira mais educacional toda esta informação”, completou a mantenedora.
SERVIÇO
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