O Museu da Imigração, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, promove visitas educativas. Sobretudo esses encontros são destinados ao público espontâneo. Assim, grupos interessados e vinculados a alguma instituição, deverão procurar o núcleo educativo para um outro tipo de atendimento.
PRÓXIMAS DATAS
Ademais, as próximas datas são as seguintes: sábados, dias 20 e 27, às 11 horas; e dia 13, às 15 horas. Domingos, dias 21 e 28, às 11 horas; 14 e 21, às 15 horas. Local: Espaço Expositivo (ponto de encontro: sala da maquete). Desse modo o público alvo são crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos. Ingressos: R$ 16,00 (inteiras). Sábados gratuitos. Vagas limitadas. Nos dias 7, 13 e 14, as visitas das 11 horas serão especiais com o Arsenal da Esperança, ONG parceira do MI que integra o complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás.
GRUPOS
Grupos interessados e afiliados a instituições, sejam elas públicas ou privadas, como escolas, universidades, ONGs e grupos acompanhados por guias ou agências de turismo, são encorajados a contatar o núcleo educativo para verificar outras possibilidades de atendimento.
EXPOSIÇÃO
A exposição “Mova-se: clima e deslocamentos” foi desenvolvida de forma orgânica pela própria equipe do MI e compartilhada com a ONU, além da participação de diversos parceiros como o OIM, a ACNUR, o Instituto Igarapé, entre outros. A curadoria tem como objetivo trazer ao público uma compreensão geral sobre o vínculo entre as questões climáticas e as migrações.
ATÉ JANEIRO DE 2025
A abordagem escolhida é colocar o assunto em evidência por meio das diferentes maneiras em que a ciência (humana e da natureza), os agentes sociais (associações, ONGs e OIs) e as artes lidam frente a fenômenos tão complexos como os da mobilidade humana em interação com a crise do clima. Abertura no sábado, dia 27, às 14 horas. Faixa etária: livre. Sem necessidade de inscrição. Visitação até janeiro de 2025. Funcionamento: de terça a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas.