Está na hora de entender que o consumidor analógico e digital é o mesmo
“Porque no mundo digital, o consumidor, isso… e no mundo analógico o consumidor, aquilo…”. Afirmações assim ainda abarrotam as conversas e pensamentos de donos de marca,gestores do varejo e empresários de modo geral,que insistem em separar o que de verdade não tem separação.
Gosto muito de me pautar pela razão, sempre. E por ela, fica bem fácil entender que não existem dois mundos – digital e analógico- , porque não existem dois consumidores morando dentro de um mesmo indivíduo. Todos nós somos analógicos e,enquanto consumidores, ora nos manifestamos por meios analógicos, ora por meios digitais.
Diariamente atravessamos esta ponte entre o analógico e o digital, que na verdade são ambientes que convivem em plena harmonia, num mundo único, pelo menos para o consumidor, pois para empresas esta convivência ainda parece ser desastrosa.
De certo, a tecnologia tem papel importante neste novo comportamento de consumo, por proporcionar a multiplicidade de plataformas, todas multiconectadas, tendo na mobilidade o fator decisivo. Mas lembremos que o que realmente tem valor é entender este novo consumidor e seu comportamento de compra, já que não há outra maneira de fazer marketing de qualidade, senão conhecendo profundamente quem paga a conta no final do mês e entendendo como ele raciocina e age.
Chegará o diaem que lojas físicasserão a extensão de suas filiaisdigitais e vice-versa, onde o consumidor, sensibilizado por uma marca, exatamente pela presença inteligente desta marca nos meios analógicos e digitais, decidirá por comprarda maneira que lhe for mais conveniente. Compra na internet, recebe em casa ou passa na loja mais próxima e retira. Tudo isto mantendo a unidade da marca, seu posicionamento de mercado e trafegando com fluência e harmonia entre estes dois ambientes de um mundo único.