Ontem, sábado, dia 28 de fevereiro, 151 linhas de ônibus começaram a circular na cidade no período noturno, entre meia-noite e 4 horas. O anúncio do novo serviço foi feito durante a “11ª Reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte”, na semana passada, e a medida faz parte do Programa de Metas da Prefeitura.
São 50 linhas estruturais nos grandes corredores e 101 linhas locais nos bairros que passarão por 32 terminais e 160 conexões. Nas linhas estruturais o intervalo entre os ônibus será de 15 minutos, enquanto que nas linhas locais de 30 minutos. As informações sobre as linhas em circulação estão disponíveis no site da SPTrans.
Outra alternativa para saber sobre os horários e as linhas disponíveis é utilizar o aplicativo “Coletivo da Madrugada”. Pelo celular é possível consultar o ponto de ônibus mais próximo, o horário que cada linha passará pelo local e os ônibus que circulam pela região em tempo real. O download é gratuito e compatível com celulares com sistema Android.
ESTRUTURA
De acordo com a Prefeitura, o planejamento da rede privilegiou locais que abrigam serviços públicos 24 horas como hospitais e delegacias, as regiões que concentram oferta de entretenimento como casas de espetáculos, bares e restaurantes, além de trajetos feitos pelas linhas de metrô.
Serão utilizados 454 veículos e mais 88 coletivos ficarão de reserva. Segundo a SPTrans, no projeto piloto com 12 linhas, realizado desde 2014, as partidas tiveram cumprimento de 100% e a pontualidade foi atendida em 90% dos casos.
“A rede da madrugada é um piloto do que nós queremos na cidade de São Paulo: operação assistida, controlada, o usuário saber o horário que o ônibus vai sair do terminal, o horário que vai estar no ponto de ônibus e a qualidade do ônibus. Nós vamos aumentar uma vez e meia a oferta de ônibus na madrugada, com regularidade”, disse o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto.
A secretaria também estuda implantar redes neste formato para os sábados, os domingos e para os horários de pico e entrepico.
ANÚNCIO ANTECIPADO
Em outubro de 2014, durante visita à Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, Jilmar Tatto adiantou sobre as mudanças que estavam previstas e quanto à reorganização no sistema de transporte de toda a cidade.
“Primeiro nós vamos colocar linhas noturnas, isso já no começo do ano que vem (2015). E vamos rever a organização do transporte no seguinte sentido: os ônibus grandes vão passar apenas nas grandes avenidas; nos bairros, colocaremos circulares, em horários determinados para levar os passageiros aos corredores. A Zona Leste tem um problema sério na área 4 que estamos tentando resolver para melhorar para todos. É um trabalho constante com o intuito de reorganizar o sistema de transporte não só aqui, mas em toda a cidade”, disse na ocasião.
Questionado a respeito da alteração de muitos itinerários que ocorreram no ano passado na região e sobre o cancelamento de algumas linhas, Tatto propôs fazer reuniões com os subprefeitos e os conselheiros locais para ouvir sugestões de quem usa do transporte coletivo e, assim, readequar a passagem das linhas nos bairros.