CORREDOR DE ÔNIBUS – Av. Itaquera começa a mudar

CORREDOR DE ÔNIBUS – Av. Itaquera começa a mudar

C

onsiderada uma das vias importantes da Zona Leste, por fazer a ligação entre vários bairros, além de ser uma alternativa contra os congestionamentos pontuais na Radial, a Avenida Itaquera passa por mudanças e tira a paciência de muitos motoristas. As alterações, responsáveis pela intervenção gradual de uma das pistas da avenida, em seus dois sentidos, se devem à implantação de novos corredores de ônibus.

INTERDIÇÕES
Com as obras, a Companhia de Engenharia de Tráfego começa a desviar o tráfego das faixas da esquerda, junto aos canteiros, para que a Prefeitura possa dar continuidade ao projeto. Com isso, motoristas deverão estar atentos aos horários de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus e às interdições que estão gerando congestionamentos ao longo das avenidas Itaquera e Líder (sentido centro), no período da manhã, e à tarde, próximo à Rua Waldemar Tietz (sentido bairro).

ALTERNATIVAS
De acordo com o morador de Itaquera, Inácio de Araújo, ainda faltam desvios ou avisos de alternativas que impeçam os motoristas de ficarem parados no trânsito. “Às vezes quando a pessoa ingressa na Avenida Líder, no sentido da Avenida Aricanduva, ela é surpreendida pelo engarrafamento junto da Avenida Itaquera”, explicou. Para Araújo, Isso se deve à falha de comunicação da CET no sentido de avisar os condutores sobre o trânsito intenso.

FISCALIZAÇÃO
Com as mudanças iniciadas, os motoristas questionam a Prefeitura sobre o trecho interditado e o que está sendo feito exatamente para terem a oportunidade de fiscalizar o serviço da empresa contratada. Além disso, moradores e comerciantes que estão tendo de se acostumar com a sujeira e o barulho provocados pelas obras querem informações sobre os próximos passos a partir de agora.

O OUTRO LADO
De acordo com a assessoria de comunicação da SPObras, as obras do corredor Leste Itaquera estão acontecendo na Avenida Itaquera, no trecho entre a Rua Sylvio Torres e a Praça Francisco Daniel Lopes.

No momento a SPObras executa os serviços de remoção do antigo pavimento por onde circulavam os ônibus, e já está aplicando as novas bases e sub-bases para o novo pavimento rígido de concreto.

NOVAS PARADAS
O corredor Leste Itaquera se estende por 14 quilômetros, entre o Terminal Carrão, Avenida Dezenove de Janeiro, Avenida Itaquera e Avenida Líder. Ele terá faixa exclusiva para ônibus à esquerda, com pavimento rígido em toda sua extensão.

Segundo a assessoria, as novas paradas terão altura de 28 cm para melhor atender os ônibus de piso baixo. A SPObras também compromete-se a implantar os novos modelos de abrigos de ônibus, mais modernos e seguros.

ACESSIBILIDADE
A empresa ressaltou, ainda, que o viário e as calçadas receberão rebaixamento de guias para a travessia de pedestres, dessa forma, toda obra estará de acordo com as novas normas de acessibilidade. O corredor contará, também, com moderna sinalização e nova rede semafórica sincronizada. O projeto prevê também a implantação de dois viadutos no cruzamento das avenidas Itaquera e Líder. A obra deve ser entregue em até três anos.

Deixe um comentário

*