Moradores do Tatuapé e Jardim Anália Franco reclamam que as ciclofaixas da região não são utilizadas por ciclistas. Nesse sentido, a reportagem perguntou à Secretaria de Mobilidade e Trânsito se existe algum projeto ou campanha para que os equipamentos sejam ocupados.
QUESTIONAMENTOS
Do mesmo modo, a redação indagou a secretaria sobre a existência de um plano de passeio ciclístico. Sobretudo, que ele possa percorrer as ciclofaixas que ligam os dois bairros e atinja, também, a ciclovia da Radial Leste.
LOCAIS
Nesse ínterim, participam do programa cicloviário da Prefeitura, nestas regiões, a Avenida Vereador Abel Ferreira e as ruas Antônio Alves Barril, Nello Bini, Eleonora Cintra, Emília Marengo, Lucília de Queiroz e Apucarana. Desse modo, com base nesses endereços, o órgão municipal foi questionado, ainda, se aos domingos, esses equipamentos poderiam fazer parte do projeto ciclofaixas de lazer. Por fim, moradores quiseram saber da possibilidade de as ciclofaixas ficarem melhor iluminadas.
O OUTRO LADO
Por outro lado, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), informou que a cidade tem a maior malha cicloviária do País, com 731 km de vias com tratamento para bicicletas. As estruturas cicloviárias da região aumentam a segurança de ciclistas e fazem conexão com importantes estruturas cicloviárias, como a Apucarana, Tatuapé, Eleonora Cintra, incluindo acesso ao Parque Ceret e a ciclovia Caminho Verde, para citar algumas.
QUANTIDADE DE USUÁRIOS
A CET mantém informações sobre as passagens de ciclistas em seu site, com registro de dados manuais e automáticos. A quantidade de usuários vem aumentando gradativamente, inclusive com a utilização de entregadores e pessoas que escolheram o meio de transporte para os deslocamentos diários. Entre 21 de março de 2022 e 18 de abril de 2024, por exemplo, o contador instalado na ciclovia Caminho Verde contabilizou 452.131 passagens de ciclistas.
ALTERNATIVA
Segundo a SMT, as implantações das estruturas cicloviárias são uma alternativa de mobilidade para a população. Já as ciclofaixas de lazer funcionam aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16 horas, com objetivo de proporcionar lazer e difundir a cultura da bicicleta.
MAIS CICLOVIAS
A SP Regula adiantou que enviará técnicos para avaliar a necessidade de ampliação em trechos da ciclovia da cidade. Salientando que em diversos pontos citados a iluminação pública na extensão da ciclofaixa já conta com luminescência de modo a atender aos usuários.
março de 2022 e 18 de abril de 2024, por exemplo, o contador instalado na ciclovia Caminho Verde contabilizou 452.131 passagens de ciclistas.
Nossa sou morador da Rua Euclides Pacheco, e minha empresa fica na Monte Serrat, e utilizo a Rua Apucarana todos os dias, e aos domingos um estabelecimento na Rua Apucarana acima da Azevedo Soares, questiono estes
números pois vejo poucos ciclistas utilizarem esta faixa, principalmente aos Domingos.