No final do ano passado o subprefeito da Mooca, Francisco Carlos Ricardo, veio ao Tatuapé, em reunião do Conseg do Parque São Jorge, para falar sobre algumas diretrizes do Plano de Metas da cidade com relação à região administrada pela subprefeitura, que consiste nos bairros do Tatuapé, Mooca, Belém, Brás, Água Rasa e Pari. Entre os vários assuntos tratados por ele, um estava relacionado ao novo corredor de ônibus da Avenida Celso Garcia.
IMPACTO
Sobre essa obra, Ricardo adiantou, na época, que ela iria gerar um grande impacto na região. O subprefeito disse, ainda, que neste sentido a Prefeitura teria, nos próximos anos, a oportunidade de fortalecer a área de transporte público.
Durante a reunião, Ricardo revelou que o corredor da Celso Garcia ligaria a região da Penha com o centro da cidade.
Inclusive no mapa apresentado por ele, foi possível ver uma área delimitada para desapropriação. O subprefeito não quis se aprofundar na questão dos locais, pois, segundo ele, os mesmos poderiam ser modificados no decurso do projeto.
CONCÓRDIA
Apesar disso, Ricardo confirmou que a via terá sua capacidade aumentada. A ampliação deverá se dar pelo fato da avenida ter de ceder espaço para os ônibus, carros e bicicletas. Além disso, as calçadas também serão alargadas. No final da apresentação ele avisou, também, sobre a provável construção de um terminal de ônibus no Largo da Concórdia.
O OUTRO LADO
Diante das informações apresentadas pelo subprefeito, esta Gazeta entrou em contato com a SPTrans (São Paulo Transporte) para saber mais sobre o andamento atual do plano apresentado pela Prefeitura.
Conforme a SPTrans, o Corredor Celso Garcia foi dividido em trechos, totalizando 24,9 km de extensão. Segundo ela, o futuro corredor ligará o Terminal Parque D. Pedro II, Terminal Concórdia, Terminal Aricanduva, Terminal Ponte Rasa (anteriormente denominado Terminal Tiquatira), Terminal São Miguel Paulista até a Estrada Dom João Neri (acessando o Terminal Itaim Paulista), e se desenvolverá ao longo de avenidas importantes como Rangel Pestana, Celso Garcia, prosseguindo pelas ruas Padre Benedito de Camargo e Rodovalho Júnior, Avenida Gabriela Mistral, Avenida Governador Carvalho Pinto, Avenida São Miguel e Avenida Marechal Tito.
LICITAÇÃO
A São Paulo Transporte relatou que, para a execução das obras de implantação do corredor, será necessário desapropriar e intervir em algumas áreas, inclusive irregulares. Estimativas indicam que as obras completas devem durar 30 meses e elas só terão início quando for concluída a licitação, que está temporariamente suspensa. O bloqueio ocorreu porque o Tribunal de Contas do Município (TCM) solicitou mais informações sobre o projeto de ampliação dos corredores exclusivos na cidade.
A SPTrans salientou que o projeto do Corredor Celso Garcia e de outros corredores estão em fase de discussão com a sociedade civil. Para isso, audiências públicas e conversas com a comunidade vêm sendo feitas desde o ano passado.
Quando os comerciantes na av. mal. tito, vão ser notificados quanto a desapropriação.Essa obra foi prometido termino em final de 2016. E até agora nada.