Compressão do nervo ciático

Compressão do nervo ciático

A ciatalgia é a dor proporcionada pela irritação de uma ou mais raízes nervosas da coluna lombar, com irradiação para os membros inferiores. A dor do ciático é caracterizada por uma sensação de queimação, fisgadas, dormência e falta de sensibilidade. A dor do ciático geralmente é insuportável, ocorrendo no local da lesão ou no trajeto que o nervo percorre.

Na síndrome do músculo piriforme a dor pode chegar ao joelho ou parte posterior da panturrilha ou na parte lateral do joelho. A dor do nervo ciático acomete tanto homens como mulheres, em todas as idades, mas a faixa etária mais acometida está entre os trinta e quarenta anos onde são notados excessos como sobrecarga de exercícios e de peso.

Nos idosos a dor ciática é muito comum e a causa principal geralmente é a hérnia de disco lombar, mas a dor ciática também pode ter como causa a inflamação do nervo por compressões da musculatura como, por exemplo, o espasmo do músculo piriforme ou trauma direto sobre o nervo.

O tratamento deve ser iniciado o mais breve possível, antes que a patologia chegue a um estado crônico. Confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser medicamentoso, orientado por seu médico, e fisioterápico.

O tratamento fisioterápico consiste em procedimentos analgésicos para a diminuição da dor e terapia manual (RPG), para alongar, descomprimir as articulações e fortalecer os músculos comprometidos.

O RPG (reeducação postural global) é uma excelente terapia manual indicada para pacientes portadores desta compressão.

Dr. Edimilson Marton – especialista em RPG – Crefito 12.346/F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 e 3628-2129

Deixe um comentário

*