Aos poucos as obras do Complexo Viário Polo Itaquera começam a mudar a paisagem da região. Ao passar pela Avenida Dr. Luis Ayres (Radial Leste) é impossível não notar a muralha de ferragens de cerca de dez metros que auxilia os trabalhadores na montagem da estrutura de concreto que irá sustentar um dos viadutos que irá compor a nova malha viária local.
As construções dos novos acessos estão sob a responsabilidade da Dersa. Eles tiveram início em setembro de 2012 e somam 59% dos trabalhos. De acordo com o Comitê Estadual da Copa, a primeira etapa deve ser concluída em março de 2014.
Atualmente estão em andamento os serviços de terraplenagem e drenagem, dos muros de contenção, escavação e cravações de perfis metálicos, estacas pré-moldadas e laje superior e inferior da passagem inferior da Radial Leste, enterramento de rede elétrica, fundações, pilares, vigas e lajes para obras de arte especiais.
BALANÇO ATUAL
São realizadas as seguintes obras e serviços na primeira etapa: nova avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury; adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).
TÚNEL RADIAL LESTE
A segunda etapa, com 21% dos trabalhos concluídos, refere-se à construção das alças viárias que farão a ligação entre a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a Avenida Jacu-Pêssego, no centro de Itaquera.
São dois viadutos ligando as duas avenidas e um pontilhão sobre o Rio Verde para passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella. Além disso, serão realizadas adequações viárias para acesso aos viadutos e ao novo estádio do Corinthians.
Ainda de acordo com o Comitê Estadual da Copa, a terceira etapa, a ser concluída em abril de 2014, conta com a construção de uma passarela que fará a ligação da região norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges.
A travessia para pedestres facilitará a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional Itaquera.
A LONGO PRAZO
Durante visita recente à região, a vice-prefeita e também presidente do Comitê Organizador da Copa em São Paulo, Nadia Campeão, falou sobre os três eixos estratégicos para o legado das obras do Itaquerão e do entorno.
São eles: compatibilizar a realização da Copa com o desenvolvimento socioeconômico, melhorando a rede de serviços públicos e privados; consolidar São Paulo como referência internacional no turismo de negócios e eventos; e aprimorar a governança e a transparência da gestão, com uma maior integração setorial entre as esferas federal, estadual e municipal.