Esta semana nossa equipe de reportagem verificou como está a zeladoria nos baixos de alguns viadutos ao longo da Avenida Radial Leste,
Avenida Salim Farah Maluf, Rua Melo Peixoto e Mooca. A maioria dos endereços apresenta problemas com pichação e há necessidade de
reforma no calçamento; entretanto, em outros, obras e intervenções urbanísticas dão novos ares aos endereços e revitalizam o entorno.
ANTONIO ABDO
Os baixos do Viaduto Antonio Abdo, antigo Conselheiro Carrão, apresentam pichações e não há postes de iluminação. Fechado com blocos para evitar invasões, o endereço apresenta sinais de infiltração em algumas paredes e muitos problemas com relação ao calçamento: trincas, fissuras e falta de zeladoria na praça localizada ao lado, no sentido bairro da Avenida Radial Leste. Na Rua Melo Peixoto o calçamento também está comprometido, os muros estão pichados e a iluminação é precária à noite.
AZEVEDO
O Viaduto Azevedo praticamente não tem calçamento em suas laterais, mas em alguns trechos o mato persiste em aparecer. As paredes também estão pichadas e há sinais de infiltração em alguns pontos. A iluminação é precária à noite e também foram encontrados, no sentido bairro da Avenida Radial Leste, muitos sacos de lixo, sujeira e restos de papelão. O piso está bem danificado e precisando de reparos. Na Rua Melo Peixoto, as pilastras estão parcialmente descascadas e não há piso nem grama no calçamento que margeia a linha do trem.
PADRE ADELINO
Inaugurada há menos de um ano, a parte inferior da ponte estaiada do Complexo Viário Padre Adelino está parcialmente pichada. Já a preocupação de quem passa pelo local e dos estudantes da escola estadual Loureiro Junior é com relação à falta de segurança e de iluminação na escadaria que dá acesso à Avenida Salim Farah Maluf e a um posto desativado.
PACHECO CHAVES
Passando por revitalização, o Viaduto Pacheco Chaves, na Mooca, está ganhando o trabalho de grafitagem do artista Aleksander Reis. O estilo lembra Romero Brito e Reis faz alusão a ícones históricos ou passagens dos três distritos que compõem a área: Mooca, Ipiranga e Vila Prudente. O entorno recebeu da Subprefeitura Vila Prudente os serviços de limpeza e retirada do entulho, além de cavaletes em suas laterais para inibir o uso da calçada como estacionamento. Está previsto, ainda, de acordo com a subprefeitura, ocupar os baixos do viaduto com uma ONG do Terceiro Setor.
BRESSER
Sob o Viaduto Bresser estão sendo finalizadas, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, as obras para construção de um Espaço de Convivência no sentido centro da Avenida Radial Leste. O local funciona como uma porta de entrada para população em situação de rua aos serviços da rede socioassistencial. Lá os usuários são atendidos por assistentes sociais e técnicos da saúde e recebem orientação e encaminhamento para os serviços da Prefeitura. Além disso, são disponibilizados banheiros com chuveiros (para aqueles que aceitam tomar banho), kits de higiene, oficinas de capacitação e atividades culturais e de lazer. Atualmente existem seis espaços na cidade: Mooca, Santa Cecília, Barra Funda, Bela Vista, Jardim da Vida I e II, sendo os dois últimos no Parque Dom Pedro. Já debaixo da alça de acesso a Prefeitura instalou uma unidade do Ecoponto.
GUADALAJARA
Outro viaduto que precisa de intervenções quanto à pintura é o Guadalajara. As paredes estão sujas e o calçamento da Radial Leste no sentido bairro frequentemente apresenta problemas com relação à limpeza. O local também é um velho conhecido dos motoristas quanto aos alagamentos e a falta de iluminação preocupa quem passa à noite pelo local.