A partir de informações levantadas por moradores do Tatuapé, sobre a implantação de novas ciclofaixas nas ruas Itapura, Antonio de Barros e Gonçalves Crespo, no Tatuapé, além de levar o equipamento à Rua Teresa Cristina, na Mooca, a redação procurou a CET para dar explicações. Nesse sentido, sobre a possível inclusão das vias no projeto, foi questionado à Companhia de Engenharia de Tráfego se todas as ruas seriam contempladas e quais os trechos delas receberiam as obras. Sobretudo foi indagado quando se iniciaria a construção das ciclofaixas e quais seriam os sentidos da operação. Por fim, foi perguntado sobre o tempo de entrega, custo das intervenções e em relação à quantidade de ciclistas que seriam beneficiados.
O OUTRO LADO
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, até o momento foram entregues 24 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas à população. Dessa forma, a malha passou de 504 para 528 quilômetros de extensão.
PLANO CICLOVIÁRIO
A princípio, as obras fazem parte do Plano Cicloviário que prevê um total de 173,5 km de novas estruturas para bicicletas. Assim, até o fim do ano, São Paulo terá a maior malha dedicada às bicicletas dentre todas as capitais brasileiras, com 676 km. Conforme a SMT, o Plano Cicloviário foi construído por meio de ampla participação da sociedade.
DEZ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Ademais, foram realizadas dez audiências públicas, seguindo o previsto na Lei 16.885/2018, que cria o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo, precedidas por 10 oficinas participativas organizadas pela CET e pela Câmara Temática da Bicicleta (CTB). Similarmente, o processo participativo encontra-se documentado e pode ser consultado na página (https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/plano-cicloviario [1]).
INVESTIMENTOS DE R$ 325 MILHÕES
Aliás, além das novas ciclovias e ciclofaixas, também foram entregues 150,9 km de ciclovias e ciclofaixas requalificadas, de um total de 310 km da malha existente. Por outro lado, os investimentos no Plano são da ordem de R$ 325 milhões. Em conclusão, até o momento as vias citadas não estão listadas para receber conexões. A execução do Plano Cicloviário deverá avançar nos próximos anos. Isso porque a Prefeitura tem considerado os investimentos necessários para a continuidade da expansão da malha em seu planejamento.
Absurdo ciclofaixas na rua Itapura
Que aprovar este absurdo tem que ter seu nomr revelado e quais políticos sem noção está de acordo para que ninguém bote mais nele ou neles e seus partidos
Que fizer está besteira tem que pagar
Absurdo
Todos tem que se unir contra estes maus gestores e políticos