O Tatuapé recebe uma nova ciclofaixa como resultado das discussões nas audiências públicas do “Plano Cicloviário da Cidade”. Agora, de forma oficial, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), confirmam que o caminho voltado às bicicletas será implantado na Rua Apucarana. Com 1.990 metros de extensão, o equipamento percorrerá o trecho entre a Avenida Radial Leste e a Rua Eleonora Cintra, próximo ao Centro Esportivo Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret). Conforme a secretaria, a nova pista para as bikes será projetada pelo lado direito da via e fará conexão com a ciclovia “Caminho Verde”, na Radial, e com a ciclofaixa Tatuapé.
SEMÁFOROS PARA CICLISTAS
De acordo com a CET, o projeto prevê ainda a instalação de semáforos para ciclistas em seis cruzamentos com objetivo de melhorar a segurança. O órgão também destacou que a estrutura cicloviária “Apucarana” foi apresentada e aprovada em uma das audiências realizada em 2019. A SMMT fez questão de frisar que a ciclofaixa obteve o aval da Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo. A Prefeitura relata que a cidade tem a maior malha cicloviária do País, atualmente com 722 km de vias com tratamento para bicicletas.
NÃO É CONSENSO
A criação de ciclofaixas avança pelos bairros da Zona Leste, mas não é consenso. Entre as discussões está a vontade de parte dos moradores de que as pistas se conectem aos terminais de ônibus, estações de Metrô e CPTM, além dos espaços de lazer. Contudo, muitos equipamentos ainda não cumprem esse papel, fazendo com que os trechos fiquem soltos, como nas ruas Nelo Bini e Antonio Daminello, por exemplo.
ESTAÇÃO CARRÃO E CERET
Com a nova faixa, motoristas, comerciantes, moradores e pedestres terão de se adaptar às mudanças. Tanto a entrada e saída de garagens, quando de áreas comerciais serão impactadas. Ao mesmo tempo, quem caminha deverá ficar atento ao trânsito de bicicletas. Para os ciclistas, se tornará realidade um percurso entre a estação Carrão do Metrô e o Ceret. Apesar disso, o clube não tem pistas direcionadas para bikes e nem estrutura para guardá-las.
Moro na rua Platina e frequento a ciclovia da radial leste. Diversas vezes presenciei ciclistas fugindo de assaltantes e, por isso, quase não a frequento mais. Utilizo o parque municipal do Tatuapé, na rua Monte Serra, e lá me sinto mais confortável.
Deveriam colocar o sistema nas ruas transversais para se ter uma continuidade, como nas ruas Padre Estevão Pernet ou Tijuco Preto.