JANEIRO
BINÁRIO
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) alterou a circulação nas ruas Azevedo Soares, Euclides Pacheco, Aguapeí e Professor Pedreira de Freitas, no Tatuapé. Desde ontem, dia 14, as vias passaram a funcionar no sistema binário. A medida, conforme a CET, tem como objetivo melhorar as condições de segurança de pedestres e de fluidez no trânsito da região.

LAZER DE BIKE
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informaram que, no dia 15, foi ativada a “Ciclofaixa de Lazer” na cidade. Foi a primeira ativação de 2023, já que o equipamento foi suspenso no dia 1º, em razão da festa de réveillon, e no dia 8, em razão da 2ª fase da Fuvest. As ciclofaixas de lazer foram ativadas pela primeira vez em 2009.

QUADRILHA
Policiais militares do 1° Pelotão de Força Tática do 8° BPM/M, detiveram integrantes de uma quadrilha de assaltantes de veículos, que vinham aterrorizando a região. Na ação, um dos suspeitos, que dirigia um veículo roubado, colidiu com diversos carros, até o momento em que foi abordado e detido na Avenida Conde de Frontin. Um outro veículo, também roubado, após perseguido, foi abordado na Rua Paracambi.
FEVEREIRO
VILA LUÍZA
Moradores da Vila Luíza, distrito do Parque São Jorge, seguem sofrendo com as enchentes. As galerias de águas pluviais não suportam o volume das chuvas e transbordam. O fato, recorrente, é realidade em pontos como o da Rua Ingú, esquina com a Rua Luanda, além da Rua Cirino de Abreu. Nas proximidades da Avenida Condessa Elizabeth Robiano, os alagamentos ocorrem na Rua Arnaldo Cintra.

DELEGADO
Marcos Galli Casseb é o novo delegado titular do 30º DP – Tatuapé. Com mais de 35 anos de carreira, Casseb iniciou sua trajetória policial em cidades do interior do estado. Após atuar nas regiões de Campinas, Piracicaba, Sorocaba, entre outras, o delegado foi direcionado para o centro de São Paulo, em meados de 2010, dedicando parte de seus esforços a casos relacionados à cracolândia.
SILVIO ROMERO
Parte dos vendedores de dogs e outros lanches da Praça Silvio Romero voltou a ser questionada por moradores do Tatuapé. Muitos frequentadores do local não entendem porque determinados carros de food trucks ficam estacionados com as placas cobertas. Alguns comerciantes usam sacos plásticos, adesivos, pedaços de madeira, cadeiras e até mesas plásticas para evitarem a leitura.

MARÇO
CEU CARRÃO
Frequentadores do CEU Carrão/Tatuapé estão descontentes com algumas situações que vêm sendo presenciadas no local. A moradora do Tatuapé, Carmela Barreta, afirmou que, depois de reunir inúmeros protocolos e pedidos, junto a secretarias e à Prefeitura, foi possível conquistar mais um bebedouro próximo ao teatro, pois só existia um. Segundo Carmela, agora todos ficam na torcida para que não falte água nos equipamentos, pois era uma constante.

ELEONORA CINTRA
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) informou que a Rua Eleonora Cintra recebeu os serviços do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária. As intervenções foram feitas no trecho compreendido entre a Avenida Doutor Eduardo Cotching e a Rua Emília Marengo. A Prefeitura destinou o total de R$ 9.359.807,23, conforme consta no Diário Oficial dos dias 16 e 25, respectivamente.
CONSEG TATUAPÉ
A presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Tatuapé, Inez Martarelli, anunciou a abertura da realização das eleições da entidade para o biênio 2023/2025. O interessado em ingressar como membro efetivo deverá ter participado de pelo menos três reuniões do Conseg, ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir o Registro Nacional Migratório (RNM). Além disso, residir, estudar ou trabalhar na área de atuação do Conseg.
ABRIL
FLAGRANTES
O delegado titular da 5ª Seccional Leste, Adalberto Henrique Barbosa, anunciou a Central de Flagrantes no 30º DP – Tatuapé, com atendimento 24 horas. A transformação da delegacia visou gerar um impacto na sensação de segurança. Isso porque o projeto amplia os recursos materiais e o quadro de funcionários. Assim, não haverá interrupções para outros registros. Igualmente, ocorreu uma reformulação no horário de trabalho.
ORGÂNICOS
O Jardim Anália Franco oferece uma feira de orgânicos que acontece toda terça-feira, das 7 às 13 horas, na Rua Valter Gazarra, s/nº. No local, são encontrados, por exemplo, produtos orgânicos processados e até cosméticos. Além de diferentes tipos de arroz, é possível encontrar massas, óleos, condimentos, farinhas, café, sucos, geleias, mel orgânico, extrato de tomate, congelados, shampoo sólido e máscara facial noturna.

SUBPREFEITO
O ex-subprefeito da Lapa, Marcus Vinicius Valério, é o subprefeito da Mooca. Sobre a mudança, a Prefeitura informou que as nomeações para as subprefeituras são atos administrativos. Valério é oficial da Reserva da PM e ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em fevereiro de 1985, formando-se em dezembro de 1989. Foi promovido ao posto de coronel em outubro de 2015.
MAIO
ENCHENTES
Os cerca de 2 mil condôminos dos edifícios Vivace Park e Vivace Club, localizados na Rua Arnaldo Cintra, 416 e 454, junto da Avenida Condessa Elizabeth Robiano, Tatuapé, lutam por obras antienchente. O morador Leonardo Batista Ferreira, assim como Sara Locosque e Regina Claro, encaminhou pedidos para a Subprefeitura Mooca, Secretaria das Subprefeituras e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para tentar concretizar as obras de drenagem que foram aprovadas para o local.

ZELADORIA
Moradores da Vila Luíza, no Parque São Jorge, se reuniram com o subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério. Na oportunidade, eles levaram questões ligadas à zeladoria, enchentes, moradias irregulares, entre outras reivindicações. Há pelo menos dois anos, moradores pedem a revitalização ou reconstrução das galerias de águas pluviais e da rede de esgoto localizadas entre as ruas Cirino de Abreu, Ingu e outras.
PROJETO SOCIAL
Formar gratuitamente meninos e meninas, de 5 a 20 anos, para o esporte e para a vida por meio do futebol. Com este objetivo, o projeto “Três Vielas Teleatlas Tatuapé – Alvorada Esporte” foi criado por volta de 2022. Após a formação do grupo, os coordenadores se estruturaram para o torneio “Taça das Favelas”. Ao mesmo tempo, buscaram fortalecer o trabalho social realizado pela Central Única das Favelas (Cufa).

JUNHO
PEDRO ABARCA
Com o objetivo de deixar um legado cultural e preservar a memória do bairro, o escritor e historiador Pedro Abarca, e Roger Fildimaque, representante da Agência RP7, deram início à doação do livro: “História do Tatuapé”. A iniciativa tem o propósito de demonstrar a importância dessa obra para a compreensão histórica, econômica e social do desenvolvimento da região.

TRÁFICO
Moradores de um condomínio localizado na Estrada Velha da Penha, no Tatuapé, reclamam do aumento no comércio de drogas. Segundo eles, usuários e traficantes costumam utilizar a lateral do córrego Aricanduva. Além do tráfego intenso de pessoas para compra e venda, alguns viciados decidiram construir barracos com as estruturas encostadas no muro do conjunto residencial.
UPA CARRÃO
A UPA Carrão – Vereador Masataka Ota deveria ter tido suas obras entregues este mês. Apesar de ter sido a promessa da empresa contratada, os prazos foram esticados para julho. Enquanto isso, moradores das regiões de Vila Carrão, Tatuapé e Vila Formosa não veem a hora de utilizar o espaço de saúde.

JULHO
PARÓQUIA
Chegaram os últimos dias da festa junina organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Silvio Romero. No local encontram-se pratos típicos e também as tradicionais barracas do lanche de pernil, de pastel, fogazza, entre outras. Há também os deliciosos bolos e espetinhos de frutas com chocolate.
BRT RADIAL
A licitação para a contratação das obras do primeiro trecho do corredor de ônibus BRT Radial Leste foi retomada. A iniciativa, que havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas do Município, foi liberada e agora a SPObras poderá dar sequência ao projeto.

ACSP TATUAPÉ
A Distrital Tatuapé da Associação comercial de São Paulo (ACSP) realizou a cerimônia de posse de seu novo diretor superintendente regional, Helio Nozaki Cano. Dentista, especialista em Reabilitação Oral, ele é diretor clínico na PREZ Odonto, com unidades no Tatuapé, Penha e Avenida 9 de Julho. Cano também é membro e mentor do Grupo Qualidade em Saúde.

AGOSTO
CERET
O espaço de ginástica voltado ao público da terceira idade, no Ceret, está interditado. O local foi tema de diversas reclamações por conta das péssimas condições de conservação dos aparelhos e equipamentos. Em algumas oportunidades, era possível ver os frequentadores se exercitando em cadeiras enferrujadas ou faltando parte das peças.

ROUBO
Suspeitos levaram seis carros de locadora de um estacionamento do Tatuapé. Foram quatro Jeeps Renegade e dois Fords Ka. Conforme o boletim de ocorrência, o manobrista do local, Marcelo Sales Marto, foi abordado pelos indiciados quando registrava a saída de um veículo. Os homens entraram no estabelecimento com a mão na cintura e ameaçaram o funcionário.
CORONEL SALLES
O vereador Coronel Salles (PSD) visitou a Redação do Grupo Leste de Comunicações. Nascido e criado na Zona Leste e morador do Tatuapé, Salles falou com os jornalistas sobre seus projetos na Câmara Municipal de São Paulo e sobre a sua trajetória na Polícia Militar, da qual chegou a comandante-geral.

SETEMBRO
SINALIZAÇÃO
Foram pelo menos dois anos de espera. Apesar disso, enfim os moradores da Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, esquina com a Rua Icaraí, no Parque São Jorge, foram ouvidos. A CET resolveu refazer a sinalização de solo do local, com novas faixas de pedestres e pinturas com a palavra “Pare” no asfalto.

BARULHO
As ruas Honório Maia e Cesário Galero voltaram a apresentar problemas com “pancadões” e estabelecimentos funcionando em horários acima dos permitidos por lei. A denúncia foi feita por moradores e comerciantes dos dois endereços, além de condôminos do residencial Piazza de Spagna.

VILA OPERÁRIA
A vila operária João Migliari, localizada na Rua Itapura, esquina com a Rua João Migliari, no Tatuapé passou a ser considerada patrimônio histórico e cultural da cidade. A decisão ocorreu após a conclusão do processo de tombamento. Com isso, as cinco casas restantes, das 60 que originalmente compunham o local, não poderão ser demolidas.

OUTUBRO
SEM PLACAS
Moradores da Zona Leste reclamam da quantidade ínfima ou da inexistência de placas informativas nas ruas. Quem quer, por exemplo, utilizar instituições de saúde, como hospitais, UPAs, UBSs e AMAs, não consegue encontrá-las a partir das sinalizações instaladas nos postes. As pessoas acabam optando por aplicativos.

VIZINHANÇA
O programa Vizinhança Solidária é uma das alternativas dos moradores para combater a criminalidade. As regiões do Tatuapé e do Parque São Jorge recebem, respectivamente, o apoio da 1ª Cia. e 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM. Sob os comandos dos capitães Bianchini e Medeiros, as companhias orientam sobre o funcionamento do plano.

METRÔ ANÁLIA
O período de chuvas mais intensas está se aproximando. Com isso, a atenção de moradores e motoristas deve se voltar mais uma vez à Avenida Vereador Abel Ferreira, principalmente entre a Rua Engenheiro Cestari e a Praça Professor Sérgio Buarque de Hollanda. No local, a rede de galerias não suporta o volume de águas.
NOVEMBRO
RUA SERRA DE BOTUCATU
Moradores denunciam que a Rua Serra de Botucatu, entre as ruas Itapura e Serra do Japi, virou uma pista de corrida de carros e motos. Durante os fins de semana, o barulho causado por motociclistas acelerando suas motos começa pela manhã e atravessa a madrugada.
RUA EMÍLIA MARENGO
A realidade de quem vive em casas ou apartamentos próximos à Rua Emília Marengo, no Jardim Anália Franco, mudou há alguns anos. Com a chegada de bares e restaurantes ao endereço, surgiram também os shows, com música ao vivo, ou as caixas de som na calçada. Ao mesmo tempo, alguns trechos do passeio foram tomados por mesas, cadeiras e tambores de metal.

GRAMA CERET
O empresário Sérgio Schildt, presidente da Recoma Construções Comércio e Indústria Ltda, responsável pela implantação do campo de grama sintética do Ceret, afirmou que o clube recebeu o certificado Fifa Quality Pro. Segundo Schildt, o gramado também foi certificado pela WR World Rugby.

DEZEMBRO
RUAS SP
A discussão sobre o uso das vagas de Zona Azul pelos comércios foi reaberta. Na semana anterior, um motorista embriagado bateu na estrutura chamada “Ruas SP”, na qual os donos de bares e restaurantes colocam mesas e cadeiras para seus clientes. No momento da colisão, na Rua Serra de Japi, em frente ao nº 568, o estabelecimento estava sem clientes, evitando que a ocorrência fosse de maior gravidade.

LGO. DO BOM PARTO
O vereador Coronel Salles anunciou oficialmente a emenda parlamentar de mais de R$ 600 mil para o Largo Nossa Senhora do Bom Parto. A assinatura simbólica do documento foi acompanhada pelo subprefeito da Subprefeitura Mooca, Marcus Vinícius Valério.

CICLOFAIXA
Um abaixo-assinado está circulando entre moradores e comerciantes pedindo a exclusão da Rua Apucarana do “Plano Cicloviário”. Durante o protesto, em reunião do Conseg, as pessoas frisaram que as ciclofaixas devem conectar terminais de ônibus, estações de Metrô e CPTM, além dos espaços de lazer. Contudo, muitos equipamentos não cumprem esse papel.