Não é comum chover no inverno, entretanto, este ano, a característica do tempo seco não está prevalecendo. E, ultimamente, chuva tem sido sinônimo de “pane” nos faróis, que ficam ou pagados ou no amarelo piscante, mesmo quando ela vem mais branda.
Na semana retrasada, o problema voltou a ocorrer em muitos bairros da cidade. Pelo menos 40 unidades falharam e 45 equipes foram para as ruas. Há pouco mais de um mês, a Rua Sábado D’Angelo, em Itaquera, após uma forte chuva, apresentou problemas em praticamente todos os seus semáforos.
Para sanar os transtornos causados com este tipo de “pane”, o prefeito Fernando Haddad pediu, no início do ano, que fosse elaborado um programa para melhorar o sistema semafórico da cidade e que medidas a curto prazo fossem apresentadas.
ANÚNCIO HADDAD
Na dia 26 de junho, Haddad anunciou para a semana passada o início da reforma dos semáforos de 4.800 cruzamentos. No mesmo dia, a CET – Companhia de Engenharia e Tráfego – informou que ainda não havia a definição dos consórcios vencedores da licitação para a realização dos serviços, mas que o anúncio deveria sair nos próximos dias. Em novo contato, a assessoria manteve a mesma informação.
“Ao todo serão três consórcios que irão atuar nas seguintes áreas distintas: leste e sudeste; norte, oeste e sul; centro e região da Avenida dos Bandeirantes. As empresas contratadas terão que executar o serviço de reparo nos equipamentos em, no máximo, duas horas após o registro da ocorrência.
REVITALIZAÇÃO
De acordo a CET ainda, o processo licitatório prevê a revitalização de 4.800 cruzamentos semaforizados, dos 6.169 existentes. “Conforme mencionado, serão recuperadas as instalações elétricas e o sistema de proteção (aterramento e dispositivo de proteção). Também serão instalados no-breaks e controladores, quando a região indicar esta necessidade”.
Na primeira etapa, o investimento estimado é de R$ 270 milhões. No total, estão previstos em torno de R$ 550 milhões, estando também incluída a criação da Central Integrada de Mobilidade Urbana (Cimu).
“Através desta central será possível estabelecer uma plataforma que possibilite o compartilhamento dos dados e informações da central de operações da SPTrans com todas as centrais de operações da CET: de semáforos, Painéis de Mensagens Variáveis – PMVs, câmeras de CFTV, túneis e controle de meteorologia. Após a integração entre as redes, SPTrans e CET, todas as informações sobre a operação do trânsito e transporte da cidade estarão disponíveis aos usuários por meio de aplicativos móveis e pela Internet”.
ESTIMATIVAS
A licitação traz uma estimativa de que serão necessários 2.520 quilômetros de cabos de energia, 119 postes e 1.490 lâmpadas nas reformas. A empresa, ou grupo vencedor, também terá que instalar 1.400 no-breaks, equipamentos que garantem o funcionamento dos semáforos por duas horas quando falta energia e evitam problemas em decorrência de sobrecargas – situações responsáveis por 11% das “panes”.
Outro equipamento, a ser instalado em 1.800 cruzamentos, é um dispositivo de comunicação por satélite, para informar “panes” à central da CET. Hoje, a companhia só fica sabendo da maioria dos problemas quando é avisada por agentes ou motoristas.
PESQUISA
A CET disse também que dados mais recentes sobre falhas nos semáforos apontam que, de janeiro a março deste ano, foram 2.696 ocorrências certificadas e atendidas de semáforos que pararam de funcionar momentaneamente e ficaram apagados na cidade. Também foram registrados 3.034 equipamentos que ficaram momentaneamente em amarelo intermitente e foram consertados pelas equipes de manutenção ou por um agente de trânsito. “Ressaltamos que, neste consolidado estão incluídos semáforos que, porventura, tenham apresentado problema mais de uma vez ao longo do dia”.
REINCIDÊNCIA
Também existem aqueles casos em que o equipamento é consertado mas, por problema de pico de energia ou mesmo de sistema, volta a apresentar defeito. “Além disso, é importante registrar que as equipes da CET trabalham 24 horas por dia. A medida que a Companhia tem conhecimento da ocorrência direciona um profissional para o atendimento emergencial. As manutenções, portanto, ocorrem de acordo com o registro da ocorrência.”
MAIS DE 50 MIL
Se o problema for simples o próprio agente de trânsito pode fazer o conserto do equipamento. Para os casos mais complicados é acionada uma equipe de manutenção. Atualmente a cidade conta com 54.402 semáforos.