Na última sexta-feira, 16, a Prefeitura publicou, no Diário Oficial, um edital de chamamento público para receber subsídios para a estruturação de uma parceria, com a iniciativa privada, para a modernização da rede de semáforos da cidade. Os investimentos são estimados em mais de R$ 1 bilhão. O chamamento intitulado Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse (PPMI) é um instrumento simples, que não prevê ressarcimento e tem duração de 45 dias para envio de subsídios específicos, sem necessidade de credenciamento prévio.
A Secretaria de Desestatização e Parcerias, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Transportes, quer receber ideias sobre investimentos para a implantação de um sistema de semáforos. Quanto aos subsídios, os mesmos podem ser encaminhados à secretaria até o dia 2 de abril. A intenção do projeto é a de reduzir as falhas dos aparelhos, melhorar o tráfego, permitir aperfeiçoamentos graduais, além de gerar e explorar novas receitas.
São Paulo tem 6.399 cruzamentos semafóricos, sendo que 1.200 são monitorados pela central da CET. Apenas 600 têm automação em tempo real, o que permite que o tempo de abertura e fechamento seja controlado à distância. A rede atual é da década de 80.
“Câmeras e contagem de veículos”
A proposta de modernização dos semáforos prevê a ampliação da rede, com duas plataformas: uma em tempo real e a outra com tempo fixo. A primeira permite que o semáforo controle o tempo de abertura e fechamento e envie os dados para uma central, sem a necessidade de operação por um agente. Essa tecnologia também permite controle de fluxo dos carros.
A plataforma em tempo fixo prevê acesso remoto, em caso de necessidade. A novidade é que a mudança no tempo semafórico será feita à distância, eliminando, na maioria dos casos, a presença de equipes de manutenção no local que apresentar falhas.
Os novos semáforos também vão controlar a velocidade dos carros e farão a contagem dos veículos no cruzamento. Isso permitirá modificar a programação para que os semáforos fiquem, por exemplo, abertos mais ou menos tempo de acordo com o trânsito na região. A medida visa garantir mais fluidez no trânsito.
Outra vantagem será quanto a eficácia em caso de chuva forte, que prejudica o funcionamento dos semáforos. Hoje, em caso de falta ou oscilação de energia, os controladores são desligados automaticamente por dispositivos de proteção. Com a modernização, será possível religar os semáforos remotamente.