Obra orçada em R$ 36 milhões foi publicada no Diário Oficial do Município e, segundo o contrato com as empreiteiras, tem prazo de 540 dias para ficar pronta
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, iniciou na última segunda-feira, dia 30 de setembro, uma grande obra de revitalização no parque aquático do Ceret – Centro Esportivo Recreativo e Educativo do Trabalhador, localizado na Rua Canuto de Abreu, s/nº, Jardim Anália Franco.
Com um orçamento aprovado de pouco mais de R$ 36 milhões, o termo foi publicado do Diário Oficial do Município de São Paulo do dia 23 de setembro e contemplará um consórcio formado por duas construtoras: Progredior e Lettieri Cordaro. O prazo para conclusão das obras foi estimado em contrato de 540 dias (um ano e meio). Durante esse período a previsão é de que o parque aquático fique fechado para os frequentadores.
REFORMA GERAL
Entre as obras a serem realizadas estão a troca de todo o piso do deck da piscina recreativa, reforma geral e modernização dos vestiários, manutenção e instalação de novo sistema hidráulico e elétrico e reforma e instalação de novos equipamentos na casa de máquinas A maior piscina da América Latina também vai ganhar novo revestimento.As áreas de entrada também serão adequadas para dar acessibilidade total aos frequentadores.
PISCINA COBERTA
A piscina semiolímpica, que recebeu uma reforma há quatro anos, também será totalmente revitalizada. Ela será coberta e receberá instalação de sistema de aquecimento da água. O objetivo é que depois de pronta possam ser realizadas aulas de natação, hidroginástica e outros esportes aquáticos no local. Também haverá acesso para cadeirantes. Uma curiosidade é que antes da reforma de 2020 chegou a cogitar-se que o local viraria uma pista de skate.
PLAYGROUND
O playground também está dentro do orçamento do plano de revitalização aprovado. Reivindicação antiga dos moradores do bairro e frequentadores do parque, o local, que teve sua última reforma ainda na década passada, foi se deteriorando e tendo vários aparelhos, como os balanços, arrancados ou retirados. Alguns poucos que restaram atendem de forma precária as crianças menores.
Desde o ano passado a Seme vinha informando que havia sido feita uma requisição para compra de novos aparelhos. Agora, segundo a própria pasta, haverá uma reforma e revitalização geral no local, com implantação de novos brinquedos, tais como escorregadores, gira-gira, balanços, entre outros.
ESTRUTURA COMPLETA
O Ceret conta com uma área total de 286 mil m² e oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas. É um dos maiores centros esportivos da cidade de São Paulo. Fundado em maio de 1975, o parque era administrado pelo Governo do Estado. Em maio de 2008, passou ao comando da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. O parque possui a maior piscina pública da América Latina (100×50 metros).
O espaço possui, além das piscinas e do playground, pistas de caminhada, ginásio poliesportivo, estádio com pista de atletismo de alto rendimento, campos de futebol de grama sintética, campo de rugby, quadras de tênis, volei, futsal, basquete, futevolei, beach soccer e volei de praia. O parque oferece ainda salas de ginástica, canchas de bocha, sala de boxe, academias ao ar livre e espaço pet. Em setembro, o parque inaugurou quatro quadras de Pickeball, que é uma espécie de minitênis com a rede mais baixa e jogado com raquetes e bola específicas Funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e nos finais de semana e feriados das 6h às 20h.