A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para a eleição dos Conselhos Participativos Municipais (CPMs) para o biênio 2027-2028. As inscrições são gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet e seguem até 16 de setembro de 2026. Podem se candidatar pessoas com 18 anos ou mais que atendam aos requisitos previstos no edital e residam no distrito pelo qual pretendem concorrer. A votação ocorrerá de 11 a 14 de novembro de 2026, pela internet, mas também haverá pontos presenciais de apoio nas 32 unidades do Descomplica SP. O cadastro será realizado pela plataforma oficial, com autenticação por conta GOV.BR nível Prata ou Ouro.
Os representantes eleitos pela população atuam nos 96 distritos da cidade, organizados pelas 32 Subprefeituras, acompanhando políticas públicas e levando ao Poder Público as demandas e prioridades de cada região.
Ao todo, são disponibilizadas 608 vagas de titulares, distribuídas entre os 96 distritos e as 32 Subprefeituras. Desse total, 38 vagas são destinadas a imigrantes. Também haverá igual número de vagas para suplentes, desde que existam candidaturas habilitadas em quantidade suficiente.
A composição final de cada Conselho Participativo Municipal deverá contar com, no mínimo, 50% de mulheres, conforme previsto na legislação vigente.
Uma das importantes contribuições dos CPMs é ajudar a definir as prioridades de investimento nos territórios, por meio do Orçamento Cidadão. Os conselheiros participam da indicação e priorização de demandas para a aplicação de R$ 10 milhões por Subprefeitura, totalizando R$ 320 milhões em toda a cidade.
A participação popular complementa as políticas públicas da Prefeitura e contribui para direcionar recursos para intervenções como melhorias em unidades de saúde, revitalização de praças e espaços públicos e implantação e qualificação de áreas de lazer e esporte.

