Na quinta-feira, dia 21 de novembro, o morador da Rua Tijuco Preto, José Jorge de Castro, entrou em contato indignado.
“Toda semana falta luz na região onde eu moro e sempre há picos de energia, quando a energia é interrompida e volta minutos depois e fica oscilando entre forte e fraca até estabilizar novamente. Agora mesmo aconteceu um, às 9h20. Ontem, quarta-feira, feriado, a minha casa ficou sem energia das 21h10 às 24h30”, destacou Castro.
De acordo com o morador, o problema acontece em todas as casas da rua. “Todo mundo reclama. Tem noite que acontece uns dez picos de energia. E se queimar algum eletrodoméstico?”, perguntou.
RECLAMAÇÕES
Castro contou também que ligou no 0800 72 72 196 (Emergência) e não foi atendido. “Só gerou um protocolo – 320683850. Depois liguei na Agência Reguladora – 0800 72 72 110. O atendente informou que eu poderia ficar tranquilo porque é descontado na conta as horas sem energia. Também me perguntou se o problema era só na minha residência. Se fosse eu chamaria um eletricista, concorda?”
Insatisfeito com as informações obtidas, Castro entrou em contato com a Ouvidoria. “Eu tive que assumir um compromisso, no valor de R$ 10,76, que poderá, ou não, ser cobrado na minha próxima conta de luz, para instalação de um aparelho que irá verificar, durante oito dias, o que está acontecendo no gerador. E se não acontecer nenhum pico de energia neste período e só tiver no dia seguinte, após a retirada do aparelho, o meu relato não valeu de nada?”, ponderou à reportagem.
QUESTIONAMENTOS
O tatuapeense continuou. “Agora eu quero saber: se houver picos de energia eu recebo 100 vezes mais do valor proposto para análise? Gostaria que houvesse uma multa para a AES toda vez que faltasse, por mais de uma hora, energia. E que as contas viessem zeradas para o consumidor. Pegando no bolso, quem sabe eles investem no setor”, finalizou Castro.
NOVO PICO
Na sexta-feira, dia 22 de novembro, o tatuapeense voltou a entrar em contato com esta Gazeta. “A minha esposa estava no mercadinho da Rua Vilela, por volta das 8h45, quando deu um novo pico de energia.”
“As pessoas que estavam no caixa e não iam pagar com dinheiro tiveram que deixar suas compras porque não estava passando o cartão. O pico alterou o funcionamento das máquinas. Uma vez ou outra um problema desses acontecer, é claro que é normal, mas não é o caso; pois são recorrentes os picos de energia aqui na região”, relatou Isabel.
Moro na Serra do Japi e aqui também é comum a falta de energia e esses picos. Pior que em uma dessas faltas de energia, um eletrodoméstico foi queimado e em contato com a Eletropaulo, recebi a resposta que “nenhuma ocorrência de queda de energia foi registrada na sua região”. Por conta disso, tive que pagar o conserto do aparelho do meu bolso !